Jantar para Dois

Temos pressa em tudo que fazemos ou planejamos. Queremos ver o tão sonhado sonho em ação e deixamos de lembrar que tudo tem seu tempo e espaço para acontecer, e que nada, absolutamente nada é na hora que queremos. Um dos maiores casos deste mal que nos atinge é a pressa de ouvir um “eu te amo” alto e claro. Às vezes, muitos nem ligam se é algo verdadeiramente sentido. Só basta ser corretamente falado que já é de bom tamanho. Sendo deixamos de viver etapas estrategicamente planejadas em nossa relação, pulando-as e deixando-nos levar pelo infeliz pensamento que cortando caminhos chegaremos a primeiro lugar na casa da “Felicidade”. Puro engano.

Já diria o incrível e genial Chico Buarque: “Não se afobe, não... Que nada é pra já. Amores serão sempre amáveis, futuros amantes, quiçá se amarão sem saber com o amor que eu um dia deixei pra você”. Se Chico pede pra não se afobar, então é porque você não deve se afobar mesmo: ele sempre sabe de tudo.

Criamos no decorrer dos tempos em nossa mente (culpa dos justos que nos precederam) que o amor pode ser vivido da forma mais avassaladora possível. Cilada queridos. O que deve ser avassalador é a paixão: intensa, profunda, que não mede esforços e por si só se torna um vício em nosso dia-a-dia. O amor não. O amor deve ser paciente. Sem paciência o amor não vinga, não cria raízes, morre antes mesmo de ter começado, ou melhor, nem é plantado.

Não consigo entender como existem pessoas: tão megalomaníacas em ouvir um “eu te amo” corretamente falado. Pura pressa. Simples vício. Que afobação toda será essa? Será medo de ficar só? Será carência? Alguém, por favor, avisa a essas pessoas que até um casal jovem que acaba de casar sente carências. O nome disto é individualidade. Todo casal necessita disto. Cada ser-humano tem seu espaço e precisa que o mesmo seja respeitado. Não adianta ficar manipulando cheiros, olhares ou suores. A relação tem que ser degustada vagarosamente, da forma que é planejado um jantar para dois.

Você tem 24 horas de um dia para viver e 365 dias de um ano para administrar isto (ou vice e versa), basta apenas não pensar no motivo pelo qual ele não retornou sua mensagem no celular, por qual motivo ela não respondeu a seu e-mail, ou por ele não ter ‘sacado’ que a indireta no facebook era diretamente para ele (eles sacam cervejas geladas e impedimento marcado pelo juiz).

Pare de ser neurótica (ou neurótico) e vá vivendo cada minuto como se fosse o último. Pare de dizer que toda música que toca são de vocês. Pare de escolher marca textos para cada frase que ele escrever. Viva intensamente o seu momento. Curta o relacionamento de vocês sem pressa. O que tiver que acontecer com vocês irá acontecer, não precisa tentar cortar caminhos o melhor é admirar a paisagem.