PELA FÉ !

Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.

Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

- Aos Hebreus 10. 30,31.

.

Há dias, encontrei um amigo que além de ter muita estima por ele, eu o respeito muito, sei que suas lutas são muito grandes. Após longos anos de muito trabalho, foi surpreendido por um grande desgosto. Alguém de sua estima havia por descuido de sua parte, lhe aplicado um grande golpe, tomara-lhe quase tudo que ele havia conseguido amealhar em toda sua vida. A dor que ele sentiu foi muito forte, entretanto, após passar algum tempo, faz questão de afirmar que perdoou aquela pessoa que o havia decepcionado muito.

Mesmo assim, embora sabendo muito bem que sempre tenta esconder de todos esta terrível realidade, nós que temos a honra de pertencer a um número seleto de seus amigos, talvez pelo motivo de o conhecermos bem, percebemos perfeitamente que o seu "calvário" ainda continua. Todas as vezes que àquela pessoa que traíra a sua confiança necessita de algo que só através do meu amigo pode ser conseguido, o tratamento para com ele é maravilhoso, porém, logo que consegue o seu objetivo, tudo volta ao mesmo... Maus tratos, indiferença, ironias, mentiras, falsidades, etc. Ele sempre afirma que nesses momentos, sempre procura buscar forças em Cristo. Faz questão de dizer que após ter escolhido viver explicitamente os ensinamentos de Jesus, seu método para vencer o mal é tão somente a oração.

Confesso que não duvido nada desta afirmativa dele, sou testemunha de tantas batalhas que esse homem tem conseguido vencer... O que me causou estranheza naquele dia foi a tremenda apatia com que a aparência daquele irmão demonstrava. Percebia-se claramente a grande dor que trazia contida em seu coração naquele dia. Sinceramente, fiquei muito preocupado com aquele amigo que como já tive a oportunidade de comprovar, sempre se preocupava muito em ajudar a todos. Enquanto até mesmo muitos " cristãos convictos" são contra o ato de dar esmolas a pedintes nas ruas, ele faz questão de carregar constantemente em sua carteira, alguns trocados para sempre que alguém lhe pedir, com a maior satisfação, e alegria em seu semblante, como se aquilo fosse uma grande oportunidade de servir que jamais poderia perder, pega uma pequena importância e entrega a pessoa que lhe estendeu a mão. E faço questão de afirmar, esse é apenas um pequeno detalhe da bondade e despreendimento desse amigo. Quando alguém questiona esta atitude, dizendo que a importância que dera àquela pessoa, poderia servir para ser gasta na compra de cigarros ou até quem sabe, um copo de alguma bebida alcoólica, ele diz sempre que isso não é problema dele, afirma que o que sente, é que perante Deus, não está fazendo nada mais do que sua obrigação, o que aquele pedinte fará com o dinheiro que lhe fora dado, isso é com ele.

Posso também, comprovar a grande transformação espiritual que meu amigo passou após procurar viver na presença do nosso Mestre. Deixara tudo que pensava poderia vir atrapalhar sua melhor consagração diante de Cristo, conforme ele mesmo faz questão de dizer, parodiando o apóstolo Paulo: "Hoje não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim". Justamente por estes motivos, não conseguia compreender o

que levava aquele homem a passar por tantos aborrecimentos e ainda continuar firme em sua fé.

Entretanto, não sabia eu que aquele dia estava marcado para que o Espírito Santo, usando aquele amigo, me transmitisse mais uma lição para o fortalecimento de minha fé em nosso Criador.

Quando ele notou minha aproximação, tentou disfarçar sua aparência abatida pelos sofrimentos e tomando a iniciativa foi perguntando sobre minha saúde, e como estavam todos em meu lar. Desconcertado por não esperar esta atitude dele, disse que estava tudo muito bem... Então, me abraçando fraternalmente, disse-me que ficava muito feliz em saber que estava tudo em paz comigo. Quando eu tentei esboçar minha preocupação com a aparente tristeza dele, surpreendentemente, poupando-me qualquer tipo de pergunta, pediu-me apenas para que eu orasse por ele... Orasse pedindo a Deus para que aumentasse a sua fé e que não o deixasse esmorecer. Afirmava com muita segurança que se conseguisse que o Espírito Santo multiplicasse sua fé, todos os seus problemas seriam suportados, e enfatizava, que com fé, todos nós conseguimos vencer os nossos problemas sejam eles quais forem.

E aí, passou a fazer algumas citações bíblicas que nos falam sobre fé: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunhos.

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando a Deus testemunho dos seus dons, e por ela depois de morto, ainda fala. Aos Hebreus 11.1,4.

E para finalizar as citações disse: E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Aos Hebreus 12. 13, 14.

E ainda como última lição disse completando suas narrativas: E ninguém seja fornicário, ou profano como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura. Aos Hebreus 12, 16.

Naquele momento, percebi que estava diante de um homem realmente transformado pelo Espírito Santo. Que exemplo de vida, que lição maravilhosa que acabara de receber naquele dia. Quando imaginei que poderia levar-lhe algum conforto, ou quem sabe, alguma força para a fase difícil que aparentava estar atravessando, ele acabara de transmitir-me aqueles ensinamentos maravilhosos de perseverança, de paz, de amor, e da fé inabalável que é possuidor.

Com meu espírito mais fortalecido com aquele exemplo maravilhoso que meu amigo transmitira-me, percebi que chegara a hora de despedir-me e seguir o meu caminho...