HOMENAGEM A JORGE AMADO

No centenário de um dos maiores escritores brasileiros, o museu da Língua Portuguesa homenageou o grande Jorge Amado, o escritor baiano que com suas histórias cotidianas um povo encantou.

Com um belo acervo de fotografias e matérias a respeito da vida do autor, tal exposição nos faz embarcar no universo baiano, cenário qual é tomado por base nas obras de Jorge, além de também revelar momentos marcantes da vida pessoal do escritor.

A Bahia e seus mistérios, possibilitou a criação de mais de trezentos personagens, dentre eles, alguns que apesar de simples tornaram-se clássicos, atravessando décadas e mesmo assim permanecendo no coração do povo brasileiro. Gabriela, Teresa Batista, Nacib, Quincas Berro d’água, além de muitos outros que marcaram a obra do autor, estão retratados nesta exposição como forma de inferência não só ao povo, como ao estilo literário adotado por ele.

Jorge sempre foi um escritor que se baseou em fatos reais, escrevia aquilo que via e ouvia apimentando algumas partes, dizia que cada um de seus personagens tinham vontades próprias tendo estes o poder de realizar aquilo que lhes fosse mais conveniente. Tudo isso possibilitou esta forte relação de sua obra com o leitor, o qual ao entrar em contato com esta é abraçado e aconchegado pela trama perfeita que o direciona ao cotidiano baiano, fazendo com que ele se encontre nas situações mais corriqueiras apresentadas pelo livro.

Também há objetos pessoais, matérias antigas de jornal, e sua forte participação no partido comunista, a qual se altera posteriormente devido ao seu conhecimento do sistema ditatorial aplicado Stalin. Além disso, sua vida é retratada por uma mágica linha do tempo, que também faz parte da exposição. Mostra-se assim, desde a infância ao seu ingresso no mundo literário, relatando as adaptações teatrais e televisivas que tiveram por base seus textos.

Um painel que permite um contato direto do visitante com a obra, também é parte desta mostra, o qual faz com que o espectador tenha a sensação de entrar na natureza do livro, sendo tal efeito possibilitado pela narração e visualização da história.

Fitinhas dos Santos do Bonfin, camisetas usadas pelo autor, garrafas de areia, além dos famosos orixás também compõem a mostra, objetivando levar o visitante a um contato direto com o cotidiano de Jorge.

A forte influência do candonblé e a miscigenação como forma edificadora da cultura e tradições deste povo, também influênciou muito no caráter literário adotado por ele, possibilitando a criação deste universo ficcional que ao mesmo tempo torna-se tão verossímil.

Aquele que criança foi,

Adulto se tornou

Observador nato,

Um país edificou

Com estórias que atravessaram gerações

Encantou e fez chorar

Aqueles que mais amou

Aqueles que retratou

Na Bahia corriqueira

Orgulhou

No tacho da Baiana

Na roupa branca rodada

Nos temperos e ourixás

A quem se enxergou

Nestas obras que criou

Dando vida a personagens

Que a religião influênciou

No candonblé e tradições

A vida concebeu e consagrou

O grande escritor que

Com suas obras se imortalizou

O Jorge que um povo amou

E amado por este foi

Neste mundo real e encantado

Do querido,

Jorge Amado

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 11/07/2012
Código do texto: T3773101
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.