O 33ª. DIA COM OS AMIGOS – “BANDEIRA DA PARNAÍBA, FEPEME, CALÇADÃO CULTURA ” - PARTE 40

Deixei para meus hospedes na mesa do café da manhã uma miniatura da bandeira da Parnaíba ao lado de cada xícara. Um deles me indagou o significado de suas cores azul e branco, o outro me perguntou sobre a estrela no meio da faixa azul, o terceiro pediu explicação sobre o brasão e eu expliquei: a duas faixas brancas representam o lugar Testa Branca que deu origem a cidade de Parnaíba. A faixa azul representa o nosso céu, sempre azul, claro e bonito. A estrela que fica ao centro da faixa azul representa a Vila de São João da Parnaíba, o escudo no canto esquerdo simboliza a cidade de Parnaíba.

Continuei a explanação dizendo que o brasão tem as cores da bandeira do Brasil e foi copiado, da lápide de Simplício Dias da Silva, que fica na Capela do Santíssimo Sacramento da Catedral de Nossa Senhora da Graça, aquela linda igreja que eles já visitaram. Nesse escudo vê-se as armas nobiliárquicas dos Dias, dos Silvas e dos Seixas, vultos importantes na história de Parnaíba. A palavra Parnaíba está destacada no escudo assim como três datas significativas: Mil setecentos e sessenta e dois (1762) que corresponde a criação da Vila de São João da Parnaíba. O ano de mil oitocentos e quarenta e quatro (1844) quando se deu a elevação da Vila a categoria de Cidade e a terceira data representa o ano da instituição do brasão, mil novecentos e sessenta e três (1963). Eles agradeceram e disseram que vão levar com carinho mais essa lembrança da Princesa do Igaraçu.

Enquanto tomavam o café o jornal ia circulando de mão em mão e uma notícia agradou os turistas. Viram que no dia 09 de junho de 2012 o Governador do Estado do Piauí, Wilson Martins, inaugurou dois módulos operacionais do aeroporto Petrônio Portela, de Teresina, isto é, as salas de embarque e desembarque foram melhoradas e já inauguradas solenemente para proporcionar mais conforto aos passageiros. A notícia ainda dizia que nessa reforma 1.500 metros quadrados de área foram construída. Meus amigos já vão embarcar em melhores condições.

Meus hóspedes já estão com as malas zipadas, isto é, passada o zíper. Antigamente a gente dizia afivelada, mas hoje as malas não têm mais fivelas. Eles dizem que elas estão bastante pesadas porque estão levando muitas lembranças do Piauí, sobretudo de Parnaíba e observaram com satisfação a modernidade das malas que agora têm rodinhas para facilitar o transporte, ninguém carrega mais peso. De quem terá sido essa sábia invenção? Também não se corre mais o risco de abrir as malas no aeroporto para verificar as bagagens, agora elas são filmadas, melhor dizendo, eles tiram um raio X da mala, tudo evolui.

Eles estão lamentando perder a Feira da Micro e Pequena Empresa - FEPEME que acontecerá entre os dias 18 a 22 de julho, no Porto das Barcas. Esta é a sua décima oitava edição. Aliás, no ano de 2012 ela está retornando porque após dezessete anos consecutivos deixou de funcionar por três anos. Essa feira tem como objetivo divulgar e comercializar os produtos artesanais das cidades piauienses. Estão previstos setenta e nove estandes que irão expor os mais diversos produtos: moda praia, tecelagem, bijuterias, artes plásticas e além das cidades piauienses os estados de Pernambuco, Maranhão, Ceará e Sergipe, confirmaram presenças.

Paralelamente a FEPEME acontecerá o “Festival Gastronômico Sabores do Litoral”. Os turistas tiveram até vontade de prorrogar a temporada em terras parnaibanas para experimentar as novidades que irão aparecer na feira a base de camarão, peixes e outros frutos do mar. Esse grandioso evento é uma realização do SEBRAE, Governo do Estado, Fecomercio, Associação Comercial, Serviço Social do Comércio e outras entidades.

Meus amigos encerraram a noite no “Calçadão Cultural da Beira Rio – música, cultura e boa comida”. Esse espaço foi criado em abril de 2011 e faz para da Agenda Cultural do Brasil. Nesse local qualquer artista pode apresentar seu show: música, teatro, cinema, artes plásticas e contará com o apoio desse projeto desde que entre em contato com 07 (sete) dias de antecedência para agendar. Melhores esclarecimentos pelo e-mail agendaculturalphb@hotmail.com. O calçadão em si, já é uma arte pela sua paisagem natural. Ele fica a margem do rio Igaraçu, braço do Parnaíba. As luzes dos postes que contornam a beira rio se misturam com as águas do rio dand um reflexo prateado e quando é tempo de lua a paisagem fica completa. Tudo isso misturado a brisa das maravilhosas noites parnaibanas torna o espaço perfeito. Foi nesse paraíso que meus amigos se despediram de Parnaíba. Amanhã seguiremos para Teresina. De lá cada um retorna ao seu aconchego.

Parte 40 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Teresina – Parte 41.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 12/07/2012
Reeditado em 12/07/2012
Código do texto: T3773302
Classificação de conteúdo: seguro