EMPREGO E DESEMPREGO

Makinleymenino

Julho 2012

(Crônica)

Corriqueiramente temos tido notícias da Europa que é considerada o berço da cultura ocidental. Tem cerca de 50 países, é o segundo maior continente em superfície, sendo o terceiro mais populoso do mundo aproximadamente 731 milhões de pessoas, cerca de 11% da população mundial. Dentre estes, 27 países são membros da chamada União Europeia (UE), possuem diversos tratados que vieram sendo assinados desde 1957 até a emenda mais recente fundamentada juridicamente em Lisboa (Portugal) no ano de 2007, relativos à economia e política.

Todos os brasileiros com as faculdades básicas sabem da história em que o reino português e o espanhol dividiram o mundo – terras descobertas e por descobrirem - em duas partes distintas, o tratado de Tordesilhas assinado no ano de 1494 devido a Cristovão Colombo ter descoberto o novo mundo naquela época e a coroa portuguesa fazerem diversas contestações às pretensões espanholas. E vieram pelos mares ferozmente atrás dos eldorados, de outras terras, fizeram delas o palco dos descalabros com as nações existentes entre outros acontecimentos.

Atualmente as noticias que temos, é que a maior parte da Europa virou um caos financeiro. Fico conjecturando o que não é pecado, que as reservas de todas estas explorações em que lemos nos livros de história, estão acabando ou terminaram. Há muito tempo houve a devassidão das nossas reservas naturais, a exploração dos negros, das civilizações, nossos índios, os Incas e Maias. As civilizações evoluíram, com ela os direitos humanos, moralmente é horrível lembrarmos o passado, mas um cão sobrevivente nunca esquece em suas andanças quem judiou dele, tirou sua comida ou gentilmente daqueles que deram-lhe água e ração. Dizem que a globalização é a culpada e cheia de mistérios, eu já acredito no que Paulo da bíblia diz aos Tessalonicenses “Quem não quer trabalhar, também não coma”!

Estive recentemente na Europa, fiz um turismo entre Portugal, Espanha e França. No sul da Espanha, fiquei chocado pela forma que tratam as mulheres, elas parecem mulher objeto, e tive a sensação de pouca educação. O comércio de alguns produtos abre às 15 horas e fecha às 17 horas, a maior parte das pessoas estão em algum café divagando. Ninguém quer empregar os cidadãos, preferem os estrangeiros porque possivelmente estão ilegais no país, assim é mais raro terem problemas trabalhistas, ocasionando os 5,27 milhões de desempregados 22,8% da população da Espanha. Acho que é uma forte tendência aqui no Brasil, já que está abrigando uma quantidade absurda de estrangeiros porque a mão de obra desapareceu, a a lei trabalhista alimenta um monte de ratos de gravatas. O Brasil é como aquele filho que nasce imaturo, o crescimento é retardado e tudo que acontece lá fora logo depois vem sequencialmente nos acometer.

Um amigo que morou nos EUA, logo que houve a explosão da zona do euro conheceu um grego que dizia que ficou impossível viver em Atenas, porque depois que substituíram a moeda dracma pelo euro, o pãozinho globalizou e dobrou de preço como vários outros insumos necessários à sobrevivência diária. Então, imagino que acharam que iriam enriquecer com o turismo quando promoveram as olimpíadas e a corrupção acabou de detonar economia Grega. Eu ainda não entendo como a comunidade brasileira fica anestesiada e seguem estes passos globalizados onde o final é totalmente previsível, economia fraca e o caos do emprego X desemprego.

Alexandre Tiberio
Enviado por Alexandre Tiberio em 15/07/2012
Reeditado em 19/07/2012
Código do texto: T3779049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.