O Direito de Escolha

Vivemos em um país onde os jovens não podem beber, nem fumar e nem dirigir, mas todos têm maturidade suficiente para eleger o presidente da republica aos 16 anos de idade.

Embora eu saiba o quanto é irônico, devemos entender a complexidade que faz com que nossos legisladores mantenham esse tipo de lei.

Escolher um cigarro não é nada fácil, há uma tabela gigantesca de substâncias químicas que devem ser analisadas e computadas antes de se consumir o produto final. Sim, porque todo mundo lê na tabela os níveis de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, antes de comprar um maço de cigarros! Se você não faz, está na hora de começar.

Imagino a cena, um homem (ou mulher) consciente do seu direito de fumar um cigarro, arriscando ou não a sua vida, interrogando à atendente de balcão enquanto decide se quer o comprar o cigarro: tradicional; o mais longo, se este pretende morrer mais rápido; ou o curto, pois para os que pensam em prolongar a vida de sofrimento na condição de fumante também há essa opção.

Isso sem falar nas opções com sabor: o mentolado, o de cereja, o de chocolate, o de morango. Há também o cigarro de palha, sem palha, o com filtro, o sem filtro, o mais caro e o mais barato.

Realmente, aos 16 anos, um jovem não é capaz de discernir qual o cigarro é o melhor para se envenenar... Mas escolher um presidente, ah... Isso é fácil.

E quanto a dirigir? Não, não...

Nossos jovens não estão preparados para assumir a direção de veículos motorizados ainda, já não bastam às milhares de mortes causadas por acidentes de trânsito todos os anos, jovens descuidados e imprudentes só iriam aumentar esses números. Diferente dos países de primeiro mundo, onde ter 16 anos é a idade mínima para dar inicio ao processo de habilitação, no Brasil, nossos jovens nesta mesma idade não estão aptos a dirigir, e mesmo sendo referencia entre os países emergentes, parece que o Brasil ainda temos muito o que melhorar.

Enfim, é mais fácil escolher um presidente que ler uma placa de transito, ainda mais se você já concluiu o ensino fundamental e está se preparando para o vestibular. Nada é mais difícil que guiar um carro, principalmente se considerarmos a condição da infraestrutura de nossas rodovias, sejam urbanas ou não, isso para não falar da má sinalização.

E o que dizer do consumo de álcool, citando apenas a bebida mais comum presente em nosso cotidiano: a cerveja. Certamente, nada mais desafiador que sentar em uma mesa de bar e pedir uma cerveja, afinal, são tantas marcas e tantos os tipos. Tem a redonda, a quadrada, a loira, a gelada, a preta, a com mais espuma, a sem espuma, a com mais álcool, a sem álcool, a da morena atriz da novela, a do siri, entre tantas outras. De fato, escolher um presidente é muito mais fácil, que poder comprar uma cerveja.

E deve ser por tudo isso que um jovem não pode beber, fumar, e nem dirigir. Mas, mesmo impotente em sua improdutividade e não serventia ao sistema, tem válido o poder de eleger vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e o presidente da republica.

Votar é mais fácil, e não exige esforço cognitivo algum, é só chegar diante de uma urna eletrônica, discar um código e fim, foi dada a descarga.

Hudson Eygo
Enviado por Hudson Eygo em 20/07/2012
Reeditado em 20/07/2012
Código do texto: T3787434