"O maior brasileiro de todos os tempos": considerações

Sobre a enquete do SBT sobre "O maior brasileiro de todos os tempos", fui ver se fazia sentido a observação de Guilherme Galvão Lopes sobre o grau de votação dos brasileiros e, vendo, senti de perto o quanto o nosso povo, sem acesso à educação e cultura de qualidade, vota em certas "personalidades" que não mereceriam estar entre os 100 primeiros.

Entre o 13° e 100° lugar, vi algumas aberrações, bastante esdrúxulas (e até IMORAIS!). O grau de incoerência dos internautas na enquete do "O maior brasileiro de todos os tempos" chega a graus de ignorância deliberada e gratuita, como, por exemplo:

1) Luan Santana (42° lugar) na frente de Leonel Brizola (47° lugar).

2) Tiririca (48° lugar) e Gugu Liberato (49° lugar) na frente de Carlos Drummond de Andrade (52° lugar).

3) RR Soares (54° lugar) na frente de Paulo Freire (55° lugar) e Monteiro Lobato (57° lugar).

4) Reinaldo Gianecchni (65° lugar) na frente de Duque de Caxias (68° lugar) e Marechal Rondon (70° lugar).

5) Michel Teló (72° lugar) e Claudia Leitte (75º lugar) na frente de Luís Carlos Prestes (76° lugar).

6) Joelma da Banda Calipso (83° lugar) na frente de Chico Buarque (84° lugar), Cazuza (88° lugar), Tom Jobim (89° lugar) e Jorge Amado (93° lugar).

7) Ana Paula Valadão, do "Diante do Trono" (97º lugar) na frente de Vital Brazil (98° lugar), Jô Soares (99° lugar) e Maria da Penha (100° lugar).

8) Neymar (20° lugar) na frente de Garrincha (73° lugar), Romário (92° lugar) e Zico (61° lugar).

9) Ap. Valdomiro Santiago (o vaqueiro, em 36° lugar) na frente de Dom Hélder Câmara (37° lugar), Padre Marcelo Rossi (60° lugar) e até (pasme!) de RR Soares (54° lugar) e Ana Paula Valadão (97° lugar).

10) Bispo Edir Macedo (13° lugar) na frente de Zilda Arns (17° lugar), Frei Galvão (23° lugar) e até de... Pr. Silas Malafaia (26° lugar)!

11) Eike Batista (21° lugar) na frente de Visconde de Mauá (45° lugar), Roberto Marinho (58° lugar) e Antônio Ermínio de Moraes (69° lugar).

12) Rui Barbosa (22° lugar) na frente de Dom Pedro II (27° lugar), Leonel Brizola (47° lugar), Luís Carlos Prestes (76° lugar), Tancredo Neves (34° lugar) e Ulysses Guimarães (64° lugar).

13) Xuxa (40° lugar) na frente de Elis Regina (44° lugar) e Tom Jobim (89° lugar).

14) Luciano Huck (35° lugar) na frente de Machado de Assis (41°lugar)!

Mais alguma incoerência?

Sempre prezei pelo povo. Pela manifestação cultural do nosso povo. A sabedoria do povo é uma coisa. Eu respeito e venero! Não à toa que eu anseio um povo que tenha pleno acesso à plena educação e cultura de qualidade e o próprio povo formule para si um projeto de sociedade - incluindo suas manifestações culturais (ou de contracultura, como meio de resistência cultural, como o próprio samba e o funk).

Mas a avaliação é outra, quando se trata da enquete do SBT, no que tange às escolhas feitas por este povo, sem acesso a uma educação transformadora da sociedade. Daí o objeto meu de questionamento, sobre o "maior brasileiro de todos os tempos". Se formos analisar por esse prisma, o que dizermos, então, do "conservadorismo popular"?

Por exemplo, tenho particularmente um grande respeito pela vida e trajetória do Tiririca - uma revelação, por sinal, na Câmara dos Deputados. Mas com todo o respeito à carreira artística e ao esforço individual de Tiririca... ele estar na frente de Drummond, um dos maiores poetas do país e chefe de gabinete de um dos melhores ministros da Educação de Vargas, Gustavo Capanema?

Dá para justificar, por exemplo, Luan Santana na frente de Leonel Brizola, que foi ao mesmo tempo o líder da Campanha da Legalidade, das Reformas de Base e herdeiro do trabalhismo varguista? Com certeza, não há justificativa teórica nenhuma! Nenhuma! Nem mesmo Edward Thompson, conhecido historiador marxista inglês que trata sobre a cultura e a construção da consciência popular, sequer autorizaria ou referendaria isso. Um acinte à história do povo brasileiro!

Uma ofensa intelectual de alta magnitude. Um pecado imperdoável à própria História do Brasil e do povo brasileiro!

No mínimo, tudo isso é um acinte à cultura e à história do país!

Reiterando, um acinte à história do povo brasileiro!

Tais considerações, por elas mesmas, não se constituem em um mero "elitismo" ou "pedância pequeno-burguesa", como alguns poderiam justificar, no intuito de fazer apologia a quem nunca mereceu estar configurado entre os 100 maiores brasileiros de todos os tempos. De fazer apologia a muita gente que sequer nem deu seu esforço e suor, sua inventidade, seu labor intelectual, seu sangue e até a experiência amarga do exílio, em prol do Brasil e do seu povo.

É colocar as coisas devidas em seu lugar!

Povo por povo, por que então, não colocarmos Valdick Soriano, um dos maiores cantores populares de brega e balada romântica do Brasil Contemporâneo? Se formos partir deste princípio, seguiremos para um embate teórico que eu confesso que não queria entrar!

Infelizmente, vivemos o momento de retrocesso (inclusive cultural) das massas, em plena pós-modernidade. A mesma pós-modernidade que fragmenta a luta e a identidade das massas seja política ou mesmo em âmbito intelectual e cultural. E, que por sinal, trazem resultados medíocres como esse.

Logo, tal enquete promovida pelo SBT é a mais triste realidade do quadro da consciência do nosso povo em pleno início de século XXI. É real sim. Chega a ser uma realidade pungente e incômoda para os setores progressistas. Ainda mais, para um país que ainda tem baixíssimos índices no IDEB, mesmo com os avanços educacionais, ainda tímidos, na Era Lula/Dilma. É, talvez, uma das explicações mais claras para um povo que, sem educação e cultura de qualidade, se sujeitam a escolher (ou mesmo até para "zoar") quadros como esses.

Até pra zoar, a geração da década de 1960 e 1980 tinha criatividade... Chega a dar ceticismo a cada nova geração que surge. Uma pior que a outra... Já começou com a nossa, a partir da "Geração Xuxa". Hoje é a geração Teló/Luan. Amanhã de quem será?

Duros tempos...

Assim, a escolha de "O maior brasileiro de todos os tempos" demonstra, de foma inequívoca, o grau de alienação do povo brasileiro em relação à história do seu país.

Quando um país não tem uma cultura e uma educação à altura de seu potencial, dá em percentuais como este, na escolha dos internautas nesta enquete. Daí, o resultado dos 100 maiores brasileiros, a partir de sua ocupação: 34% de artistas, 17% de políticos, 13% de atletas e 13% de lideranças e/ou ícones religiosos.

Se o Brasil tivesse levado à sério, em longo prazo, uma política de educação em tempo integral, com acesso à cultura e a uma informação de qualidade, não teríamos um povo que não sabe, definitivamente, diferenciar Michel Teló de Cazuza!

Decepção... Ceticismo.