O conhecimento tornou-se supérfluo a humanidade

A evolução humana chega a um ponto em que se torna controversa. Pensamos que estamos evoluindo, mas na realidade estamos regredindo socialmente e ideologicamente.Valores não estão mais em pauta nas escolhas, um corpo bonito, um diálogo grandiloquente e muita corrupção supriram o espaço deixado por esta. O ser humano baseia-se em detalhes e não no todo, tornou-se frio e calculista, querendo que tudo na sua vida esteja ótimo, não se importando com o alheio a ele.

Caminhamos rumo a um caminho sem volta, onde as criações regridem e o conhecimento humano torna-se supérfluo. Pode-se notar, que Política e Conhecimento divergem-se do mesmo modo que cão e gato, ou o diabo que foge da cruz. Porque?

Ao invés do incentivo a educação e a capacidade de raciocínio lógico da população, cada vez mais o sistema que proporciona tal conhecimento se encontra em deficit. Para a política isso torna conveniente, ao passo que, o caminho fica livre para a manipulação da mente popular, sem que novas ideias se oponham as apresentadas por eles.

Criou-se assim este cenário de passar a responsabilidade adiante. Dizemos que os culpados de tudo são os políticos, que não proporcionam as condições necessárias para que se estabeleça uma situação digna á população. Porém, esquecemos que fomos nós que colocamos e cedemos o direito de poder e de governo a estes cidadãos. Segundo o filósofo John Locke, o poder é derivado do consentimento do povo em ceder tal atributo ao governante, mas caso este use o artifício de maneira indevida, é direito da população derrubá-lo.

Todavia, não damos valor a este direito, acatamos tudo como vacas de presépio sem nada contestar. Nos países baixos por exemplo, é comum todo cidadão ceder parte do seu dia para o estado, ou seja, trabalha na câmara, vota em leis, sem nada receber por este serviço, além de levar em paralelo uma vida civil. Presta um serviço a pátria não idealizando meios financeiros, mas sim, pensando que está servindo a sua nação, para a construção de um futuro próspero. Porque? A cultura deles é diferente da nossa? Será que são mais civilizados que nós?

Antigamente a integridade política era sinônimo de hombridade. Hoje fica a deriva. Fico a pensar se Getúlio Vargas vivesse nos dias de hoje, se realizaria a mesmo ato que realizou no tempo em que governava. Além de muitos outros que que colocavam a honra acima de tudo.

Hoje a política, transformou-se em circo, e mais uma vez a população assume o papel de palhaços deste pandemônio. Com educação e infra-estrutura péssimas, com saúde paupérrima, ficamos reféns de nós mesmos, a partir do momento que somos nós que deixamos a situação vigente permanecer. Concluo que a humanidade regride na escala de evolutiva, a medida que, deixa prevalecer esta sociedade que nada se tem, em prol de uns e outros que mandam e desmandam sem as necessidades populares conhecer.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 21/07/2012
Código do texto: T3789763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.