CABEÇA OCA

O cérebro é um órgão inquieto, recebe milhares de informações ao mesmo tempo, e é essa sua função biológica. E ele é mecanizado pra obter quanto mais informações possíveis. Por isso quando se sabe de uma coisa, preenche-se um vazio, mas fica logo em aberto outro espaço para novos conhecimentos, ou distrações.

É por isso que é tão difícil se concentrar e tudo nos distrai: a net, o namoro, as baladas, o e-mail, a SMS, os telefones, jogo de futebol, programas de TV etc.

E a falta de concentração resulta não de um cérebro que trabalha lento, pelo contrário, sua rapidez em funcionar que é fenomenal.

"Somos mais rápidos para pensar do que para ler. Por isso temos dificuldade para focar e ler um livro, por exemplo. nossa mente busca preencher o espaço vazio com várias informações". Diz Ivan Okamoto.

Bom, "somos mais rápidos para pensar do que para ler". Beleza. Embora se pense também muita abobrinha.

O fato por exemplo é que, não é a internet que nos distrai, o homem é que construiu a internet pra se distrair.

Como todas as outras coisas a sua volta também. A culpa é sempre nossa.

Cuide da sua mente. A cabeça precisa de exercícios, não só os músculos.

E para os energúmenos, fica uma pichação que vi em um muro na cidade do Recife: "CÉREBRO, UM DIA VOCÊ TAMBÉM VAI TER UM".

(Texto inspirado na matéria 'Meu dia a dia com Déficit de Atenção" da revista SUPER INTRESSANTE, edição 306 - julho 2012)