O 36ª. DIA COM OS AMIGOS – TERESINA - SHOPPING DA CIDADE E PARQUE LAGOA DO - PARTE 43.

.

Meus amigos, os turistas, às 8:00 horas já estavam saboreando o gostoso e farto café do Hotel Metropolitan e depois aproveitaram para ler as notícias da capital, através dos jornais: “O Dia”, “Diário do Povo”, “Meio- Norte” e outras que estavam espalhados na mesinha da sala de recepção.

Eles ficaram informados a cerca da participação da cachaça Lira na Feira Expocachaça que acontece em Belo Horizonte (MG) todo mês de junho. A cachaça é uma bebida genuinamente brasileira e a Lira de Amarante fez sucesso no festival. Eles ficaram informados também sobre a campanha da secretária de turismo para a temporada de férias (mês de julho) no litoral piauiense, que tem como slogan: “Piauí, terra do sol – É pra lá que eu vou”. A programação consta de “XVI Campeonato de Pipas”, em Luis Correia, IV Parnabike e V Encontro de Motocicleta em Parnaíba, Feira cultural Barra & Caju e XX Regata de Canoas, Cavalo Marinho em Barra Grande e campeonatos de vôlei e outros esportes e de festivais de artes e músicas.

Depois desse momento, levei os visitantes para conhecer o Shopping Cidade. Esse é um shopping diferente, porque ele foi construído para retirar os camelos das ruas de Teresina. Os vendedores ambulantes era um dos grandes problemas para revitalizar o centro da cidade. Suas presenças nas áreas públicas traziam uma série de inconvenientes. Ofuscavam a beleza dos logradouros, retiravam o conforto dos clientes que ficavam atordoados com tanto barulho e com a imagem entupetado de inúmeros objetos para vendas dificultando o transito das pessoas.

O Shopping Cidade fica entre a Praça Marechal Deodoro e a Avenida Maranhão, bem próximo da estação do Metrô. Ele foi inaugurado 29 de junho de 2009, têm três andares e abriga mais de mil camelôs que trabalhavam no centro da cidade. Esse shopping representa a realização de um sonho para aqueles que trabalhavam expostos a chuva, ao sol e desconforto. Meus amigos lembraram do Camelodromo de Florianópolis que é muito limpo, arrumado e agradável de visitar. Teresina, a capital do Piauí, possui dois outros shoppings o “Teresina” e o “Riverside”, esses dois são iguais a todos os outros das grandes cidades, mudando apenas a decoração, os estilos das lojas, mas em resumo são todos muito parecidos.

De lá fomos almoçar e o que não falta em Teresina são bons restaurantes: Favorito Grill, Favorito Comidas Típicas, Papardele, Teresina Grill, D. Maria, Restaurante Longá, Panela de Barro, Casarão, Malagueta, Salzane e tantos outros.

Depois fomos visitar o Parque Lagoa do Norte que fica próximo ao Parque Ambiental Encontro dos Rios que visitamos ontem. Esse espaço foi inaugurado no dia 26 de junho de 2012 . Fica entre o Bairro Matadouro, São Joaquim e Vila Feitosa. A paisagem do parque é linda. Tem lagoas com patinhos nadando, carnaúbas, muitas árvores com bancos para descanso, quadras para vôlei e futebol de areia, pista para caminhada, ciclovia e tem a até um Anfiteatro com capacidade para 200 pessoas.

O Parque Lagoa do Norte tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das pessoas e o foco de suas ações estão direcionadas para as áreas ambientais, urbanísticas, sociais e econômicas. É uma região de muitas belezas naturais, engloba nove lagoas, uma linda vegetação, canais naturais e meus amigos, os turistas, aproveitaram todas essas belezas, fotografaram tudo e repetem sempre que nunca imaginavam que o Piauí fosse tão lindo.

Amanhã iremos ao Jardim Botânico e no Estágio Albertão.

--------------------------------------------

Parte 43 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Teresina Jardim Bootânico e Estádio Albertão – a Parte 44.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 29/07/2012
Código do texto: T3802465
Classificação de conteúdo: seguro