O 37ª. DIA COM OS AMIGOS – TERESINA - JARDIM BOTÂNICO E ESTÁGIO ALBERTÃO - PARTE 44.

.

Enquanto meus amigos consumiam a primeira refeição do dia no refeitório do luxuoso e confortável Hotel Metropolitan, da capital piauiense eles assistiam televisão e liam os jornais da cidade. A notícia era uma só, Sarah Menezes, a teresinense, vence cinco lutas em Londres. É a primeira judoca brasileira a ir ao lugar mais alto do pódio na arena ExCel dos Jogos Olímpico de Londres ( 28.07.2012). É ouro! É Piauí! É Brasil! sil! sil!

Informei aos meus amigos que postei alguns dados sobre a grande atleta piauiense no meu blog/diário www.mariadilmapontedebrito.blogspot.com . Conforme ficou agendado ontem, o nosso itinerário hoje é em primeiro lugar a visita ao Jardim Botânico de Teresina.

O antigo Horto Florestal foi estruturado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para fazer funcionar ali o Jardim Botânico. Fica no bairro Mocambinho e corresponde a 38 hectares. É um ótimo espaço de lazer e de estudos para os pesquisadores que examinam as diversas espécies de plantas. O parque é provido de laboratório, herbário com vegetais secos para as pesquisas e analise de botânica. Ao longo das trilhas o visitante encontrará bancos para descanso e para curtir a maior área de preservação ambiental da cidade de Teresina. O Projeto Farmácia Viva instalou no Jardim Botânico, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06.2012) um viveiro de plantas medicinais que vai atender a população carente da Cidade Verde. Plantas como Capim Santo, malva, vick, hortelã, boldo, babosa, mastruz, agrião, entre outras, são lá cultivadas. Os turistas gostaram muito dessa área verde, ficaram encantadas com as diversidades de vegetais ali encontrados e lembraram que o Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais pontos turísticos da cidade e foi o monumento mais votado no ano de 2007 numa eleição para a escolha das Sete Maravilhas do Brasil.

Hora do almoço. Em Teresina se como bem. As opções de restaurantes são diversas. Quanto se tem pressa o Serf-serven é a melhor opção, mas existe lugares que você pode saborear o churrasco, a paçoca, o capote, a galinha caipira.

Após o almoço fomos para a segunda parte da agenda. Levei os amigos visitantes ao Estádio Governador Alberto Silva, conhecido por todos como Albertão. A inauguração da primeira parte da obra aconteceu em 26.08.1973 quando sediou o jogo do Campeonato Nacional de Clubes com a partida Tiradentes do Piauí e Fluminense do Rio de Janeiro, resultado do placa zero a zero.

O Estádio tem uma beleza arquitetônica notória, as fachadas são de concreto, foi construído com muita técnica, com muito ferro e concreto e seu modelo é elíptico. Possui vários anéis de arquibancadas, no subsolo estão as instalações privadas para os atletas e árbitros.

O Albertão é o único estádio de grande porte do Estado. Em Parnaíba temos o estádio Mão Santa, que tem capacidade para 4.700 pessoas. O Estádio Albertão foi projetado para sessenta mil pessoas, sendo dez mil em cadeiras, trinta e cinco mil na arquibancada e quinze mil em gerais. Tem quatro vestuários, vinte e duas cabines de Rádio e TV, alojamento para delegação, salas para congressos e reuniões, ginásio coberto e estacionamento para quatro mil carros.

A segunda parte da obra do estádio compreendeu os pórticos externos, as lajes de cobertura e o estádio ficou pronto estruturalmente. As obras de acabamento foram concluídas no Governo de Lucídio Portela (1979/1983). Meus amigos turistas lembraram que o Maracanã já foi o maior estádio do mundo. Hoje ele passou ao vigésimo quinto estádio de futebol do mundo em tamanho. Com sua reforma para a Copa do Mundo de 2014 está preparado para receber apenas setenta e seis mil pessoas.

Meus amigos querem conhecer as noites teresinenses. Vamos planejar algo gostoso, mas amanhã iremos conhecer os templos católicos da capital piauiense e os pólos educacionais e de saúde.

--------------------------------------------

Parte 44 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Teresina Templos Católicas-Igrejas – a Parte 45.

.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 29/07/2012
Reeditado em 03/08/2012
Código do texto: T3803859
Classificação de conteúdo: seguro