Aula de culinaria para casais

Eles estão aposentados, mas são dinâmicos. Ele na casa dos sessenta, ela recém-entrada na dos cinquenta, sentem ainda que há muito por fazer.

São apaixonados por cozinha. Inscrevem-se num instituto de gastronomia, onde pretendem aprender por prazer aquela mistica envolvida com química, das grandes escolas de culinaria.

Tudo acertado, iniciam as aulas à tarde. Primeiro dia, vão animados, cheios de expectativa sabendo que aquilo é festa, maneira agradável de usar seu tempo.

Aula nº 1.

O professor fala a alunos atentos e começa da premissa de que ali, todos têm noção de cozinha. Certo.

Distribui equipamentos, estojo de facas e aplica o primeiro exercicio.

Nosso herói, olha pra aquilo tudo e se sente espantado com o número de equipamentos.

Nossa heroína, se sente empolgada com tudo aquilo. É o paraíso pra ela.

Ela tem familiariadade com cozinha desde a infancia. Ele gosta, mas está iniciando.

Aula nº 2.

Ele olha pra o que ela faz, tentando obter mais ideias do que o instrutor poderia dar. Ela trabalha rápido e ele não acompanha.

Aula nº 3.

Ele faz perguntas e ela diz pra ele atentar pra aula, enquanto maneja com destreza uma faca imensa.

Aula nº 4:

Ele ainda não se encontra muito naquilo, mas gosta de manusear os legumes, provar a comida. Ela habilmente esquarteja um pato.

Aula nº 5:

Ele recebe mais atenção do professor e já se encontra direitinho com uma galinha depenada. Até que tem mão boa pra tempero. Ela destroça uma dúzia de codornas em tempo recorde, sem errar no talho.

Aula nº 6:

Ele já está hábil na parte vegetal e está iniciando uma carreira nas sopas e consomés. Ela é a rainha com as aves.

...

Aula nº 22:

Ele tem-se mostrado um expert em caldos com nomes lindos e impronunciáveis e ela transforma qualquer ave numa obra de arte no prato.

O único senão naquilo tudo é que ele não discute com ela na cozinha, já que a cada vez que teimou, ao longo desses meses, deu de cara com uma mulher rápida e destra no corte, afogueada e de peixeira na mão. Não há como competir com a ciência dela na cozinha e com aquela cara séria com a faca na mão.

Afora isso está tudo bem. Já deram até um jantar em casa pra mostrar seus talentos. Foi perfeito.

Na próxima semana passarão para o cardápio de sorbet e crepes.

Ela decidiu que se dá bem com a peixeira na mão, e é o orgulho do mestre na área, mas sendo uma moça de fino trato, vai encarar sorbet, licores finos, frutinhas silvestres e massas folhadas.

Ele se sente mais aliviado, mas resolveu não vai teimar mais com ela na cozinha.

YARA FRANÇA
Enviado por YARA FRANÇA em 31/07/2012
Código do texto: T3806472
Classificação de conteúdo: seguro