A FAVELIZAÇÃO DO FACEBOOK

Infelizmente é algo tão comum, tão comum que nem estamos percebendo que está acontecendo. Mas o que era para se tornar algo diferente do Orkut, está ficando pior que ele. No início as pessoas não sabiam mexer direito, os dois primeiros anos de Face no Brasil, foi um período de adaptação e troca – pois havia pessoas que simplesmente venderam seu Orkut ou excluíram. As pessoas postavam o que pensavam, mas com devida classe, sem ferir, jogar indiretas ou trocar farpas com os outros.

Hoje o cenário mudou é um tal de lermos: “Vou ao banheiro”, “Soltei um barro legal”, “Virei mocinha”, “Nunca usei absorvente com abas, será que vou me acostumar?”, “Indo pra facul” e tantas outras frases. Agora eu pergunto ao amado leitor, isso me interessa? Eu coloquei um desejo em meu coração de toda manhã compartilhar com os leitores frases de autores que eu gosto, mas eu fico com vergonha de na mesma página que está escrito uma barbaridade dessas estar escrito um poema de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade ou Cecília Meireles. Esses autores não merecem estar na mesma página que esses indivíduos que não sabem o que escrever e postam qualquer coisa.

Eu nem conto os absurdos “Eros de Hortografia que são um verdadero hestrupro a limgua portugueza”. Esses erros de ortografia incomodam que lê, dói no fundo de nossas almas ver: "Anciozo", "imbecio", "felis", "saldade", "aqueser", "corasão", "com migo"... E tantos outros, certo dia li um que era pavoroso “choga pedra na Geni”, massacrando a brilhante obra de Chico Buarque.

Um caso à parte é a quantidade de fotos de pessoas peladas, seminuas ou defuntos! Um dia desses eu vi a foto de um corpo que tinha sido queimado, aí o indivíduo postou no comentário “O presunto está fresquinho!”, eu fiquei horrorizado! Nunca tinha visto um corpo carbonizado. Outro dia havia um homem musculoso com seu órgão muito pequeno, e as internautas todas comentando e o pior, compartilhando. Aliás, o compartilhar deveria ser proibido, porque tudo que a pessoa vê ela quer compartilhar, e não manda nada que é culto, que vai trazer cultura, a pessoa só manda, com o perdão da palavra, sacanagem!

E as solicitações de joguinhos? Deus me livre, eu gosto de jogar, mas eu sei que há pessoas que não gostam, não mando pra ninguém, porque eu sei que vai deixar as pessoas chateadas. Eu excluí uma pessoa que toda hora me mandava solicitação de um jogo, para vocês terem noção, ela me mandava seis solicitações por dia! Eu não aguentei!

Mudei de horário ma faculdade, a minha nova turma da noite é muito grande, e com isso eu quero me aproximar das pessoas. Peguei o Face da galera pra mandar convite, estava mandando, mas aí veio a informação de que eu tinha mandado muitos convites e que tenho muitos amigos, por isso eu ficarei 17 dias sem poder mandar convite pra ninguém. Eu só ia mandar convite para 20 pessoas! Até agora estou com muita raiva. Porque por causa de um grupo que adicionar sem parar, tiveram que estipular um número de convites por mês, para a pessoa mandar.

Se eu tenho alguma previsão para o futuro do Facebook? Tenho sim, agora no início de agosto até o final de outubro a nossa querida rede social vai se transformar num inferno de propaganda política. Vai ser santinho de vereador e prefeito para todos os lados.

Agora eu faço um apelo à todos que lerem esse texto, conscientizem as pessoas a não serem tão vulgares nas redes sociais. O que pode ser algo tão confortável para ela, pode não ser pra mim. Uma rede social tão boa, diferente e completa está se tornando pior do que o Orkut, que era tão bom e foi transformado. Vamos pacificar o Facebook!

Depois de lido você tem que mandar esse texto para sete pessoas nos próximos dois minutos, do contrário algo muito ruim acontecerá com você!

Victor Terra
Enviado por Victor Terra em 03/08/2012
Reeditado em 26/07/2014
Código do texto: T3811224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.