O 38ª. DIA COM OS AMIGOS – TERESINA TEMPLOS CATÓLICOS - IGREJAS - PARTE 45.

.

Meus amigos estão impressionados com a farta e gostosa gastronomia piauiense. A diversidade da nossa culinária é espetacular, assim dizem eles. Eles se fartaram de comer caranguejo, camarão e peixes. No desjejum do teresinense como nas outras cidades do Piauí, as frutas regionais fazem parte da mesa: o sapoti, o bacuri, o jenipapo. Os sucos geralmente são de cajá, de caju, de pitanga, de seriguela. Para acompanhar o café com leite é servido o cuscuz, o beiju, a tapioca, o queijo de coalho, o bolo de goma, a peta, o bolo frito. A manteiga de garrafa e coalhada, não faltam também numa mesa farta.

Indiquei aos meus amigos, os turistas, o livro “Pelas quebradas, várzeas e chapadas – Uma viagem gastronômica pelo Piauí”, ele é de autoria do teresinense. Matias Augusto de Oliveira Matos, que trata das origens da culinária piauiense; culinária e tradição presentes nas festas religiosas, regionais, políticas; rituais gastronômicos e sobre a gastronomia nacional e a culinária piauiense dentre outros temas. Eles ficaram interessados em adquiri-lo.

Hoje, fui mostrar aos visitantes a religiosidade do povo teresinense, onde eles puderam constatar a fé dessa gente que reza em casa e nas inúmeras igrejas espalhadas pela “Cidade Verde”, ou “Chapada do Corisco”, codinomes de Teresina. No centro da capital adentramos em duas Igrejas. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, que é o templo mais antigo da cidade. Sua pedra fundamental data de 25 de dezembro de 1850. Ela fica entre duas importantes praças da cidade: a Praça Deodoro Fonseca e a Praça Rio Branco. Suas grandiosas torres têm estilos neogóticos. e foram construídas no século XX. No Autor Mor da Igreja do Amparo, pode - se ver a imagem da santa que foi trazida de Portugal 1851. O dia 16 de agosto é dia da Padroeira de Teresina, Nossa Senhora do Amparo. Esse é um dia festivo para o Piauí. A Igreja é bastante freqüentada pelos fiéis e também é muito concorrida para casamentos e outros eventos religiosos.

A outra igreja que fica no centro de Teresina e que os visitantes também entram, rezaram e tiraram muitas fotos foi a Igreja de São Benedito. Data de 13 de junho de 1874 a sua pedra fundamental e ela foi consagrada em 03 de junho de 1886. Ela fica entre as praças de Liberdade e de São Benedito. A Igreja de São Benedito é uma imponente edificação em estilo toscano imitando as igrejas italianas. É edificada ao alto, tendo uma pequena escadaria que conduz até se chegar a elevada igreja. Suas torres em estilo piramidal têm mais de 40 metros e o seu portal é arqueado, suas portas são de jacarandá e cedro, trabalhadas em estilos florais pelo artesão Sebastião Mendes. A grandiosidade da Igreja também está pela sua construção que foi erguida pelo povo e de Frei Serafim de Catânia, capuchinho que teve seu nome dado a uma das avenida da cidade.

Em agosto de 1992, Teresina possui 171 templos católicos, conforme registra o livro “Templos católicos de Teresina de autoria de José Lopes dos Santos, lançado em 1962 com o incentivo do então prefeito Heráclito Fortes, que foi na verdade o idealizador da obra. No prefácio desse livro, D. Miguel Felenon Câmara arcebispo de Teresina, chama atenção da simplicidade das igrejas teresinenses em relação a muitas outras. A Igreja de São Francisco em Salvador, por exemplo, é considera a mais rica do Brasil. O seu revestimento interno é todo em talha dourada. A igreja de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto – Minas Gerais é outro exemplo de templo luxuoso no seu interior. A Catedral da Sé em Marina (MG) tem rico adornos de outro e muitos lustres em cristal e a Igreja de São Francisco de Assis, também em Minas, tem um grande valor histórico e tem obras e pinturas atribuídas aos artistas Aleijadinho e Ataíde.

A Catedral de Nossa Senhora das Dores, que é a mãe de todas as igrejas fica na Praça Conselheiro Saraiva, também no centro de Teresina e foi fundada em 1867. Ela era uma capela simples. Foi construída pelo Vigário Manoel Mamede, depois foi ampliada pelo bispo Dom Severino e se transformou numa catedral ampla e bela.

Não deu tempo de visitar as outras igrejas, mas meus amigos tiveram a noção de quão religioso é o povo teresinense. Mostrei de longe a Capela do Coração de Jesus anexo do Colégio Coração de Jesus, das freiras da irmandade de Madre Savina Petrili, que fica na Av.Frei Serafim, mostrei e contei a história da Igreja de Nossa Senhora das Graças, conhecida com “Capelinha de Palha”, porque ela era antigamente um galpão de palha onde as catequistas pregavam a palavra de Deus e citei o nome de outras igreja e capelas existentes na capital do Piauí, como a do Colégio D.Barreto que tem como padroeira Nossa Senhora “Mater Dolorosa”, a capela do Palácio Episcopal, a capela do Colégio Diocesano e outras mais.

A religiosidade dos teresinenses pode ser comprovada através do seu comportamento cotidiano, de sua presença nas missas e festas da igreja. A fé do nosso povo é notória. A religião católica prevalece entre os piauienses, mais a religião evangélica, a religião espírita e outras de origem muçulmanas têm crescido dentro do nosso estado.

Meus amigos gostaram do passeio de hoje, falaram das belezas e riquezas das igrejas de outras cidades brasileira, inclusive da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Catedral de Brasília, que é um dos pontos turísticos mais visitados no Distrito Federal, obra de Oscar Niemeyer.

Amanhã visitaremos o Parque Municipal do Acarape e curtiremos um pouco das noites teresinenses.

---------------------------------

Parte 45 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Parque Municipal do Acarape e noites teresinenses – Parte 46.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 03/08/2012
Código do texto: T3811847
Classificação de conteúdo: seguro