Pessoas talentosas

Qual será o próximo passo? Nem dá tempo se perguntar que a pessoa talentosa já surpreendeu de novo. São iniciativas em fração de segundos. São feitos, realizações inimagináveis ao pobre mortal, (pelo menos em relação àquela atividade em que o observador é absolutamente desprovido). Também não dá tempo ter algum outro sentimento como, inveja em curto prazo, em que se é mero expectador para não perder o desempenho ou a obra. O talento pega de surpresa e agarra a exclamação, ainda que muda,lá das entranhas de quem acompanha e estampa no seu imaginário estéril e passivo uma explosão quase sempre cintilada nos olhos. O talento flui como se fosse fácil tê-lo. Como numa mágica de segredos indecifráveis arrebatando a admiração e o amargo sentimento de insignificância ante qualquer ousadia do pensamento em tentar copiá-lo. O talento desabrocha e toma caminhos de tons e cores nunca vistos naquela composição. Dobra as resistências, supera os preconceitos, desvenda horizontes e estabelece uma perspectiva inédita nos arquivos da memória. Introduz uma nova referência quando o tema é conhecido ou apresenta cinicamente impactos que a alma de platéia inebriada e tonta põe-se a deliciar. A sensibilidade é sua parceira com seus radares ligados naquela freqüência mandando os sinais da emoção para serem processados como se fora presentes a serem abertos e desfrutados havidamente. Sempre se quer mais do talento e o que poderia ser usurpador na verdade estimula e motiva a mais criações num circulo perpétuo alimentando a usina de idéias. O talento está contido no seu portador como se fosse uma entidade à parte separando-o daquele indivíduo que às vezes até conhecíamos sem saber daquela sua capacidade. E quando, pelo contrário conhecíamos apenas essas suas qualidades e, em dado momento, nos é apresentado a pessoa ficamos diante de um estranho a ser absorvido ao lado, desassociado da impressão que seu talento nos deu.