Escrito na testa?

As pessoas, todas ou quase todas, trazem segredos inconfessáveis. Um deles, talvez o mais guardado, seja o de seus valores quanto à probidade. Mal respaldadas pelos fatores que lhes moldaram os costumes, as não adeptas de princípios rígidos tendem a oscilar pelos limites da ética, quase sempre tentando se explicar com variáveis de comportamento circunstanciais, mas que sempre vêm atender às suas conveniências. O fato é que enquanto permanecem incógnitas podem aplicar estes valores com mais desenvoltura para auferir vantagens negadas aos seguidores da retidão verdadeira e esgueirarem-se pelas bordas, pelos pontos cegos, pelas brechas do improvável ludibriando assim qualquer vigilância menos hábil. Essas pessoas tentam passar a impressão de estarem acima de suspeitas para melhor agirem sem serem importunadas. Do outro lado aparecem os rastros anônimos de consequências danosas para as legítimas pessoas honestas. O principal desses danos é decorrente da confiança que eles equivocadamente depositam. Outro fator é a quantidade desses ímprobos que, uma vez alvo de desconfiança e eventual julgamento informal, se beneficiam da tolerância maléfica que a massificação e banalização dos seus hábitos têm assolado a sociedade. Não estou falando da classe política nem na dos empresários, banqueiros, ladrões “confesso”, lobistas etc. Estou me referindo sim à pessoa comum. Ao cidadão simples que vive sonhando com as oportunidades que estes citados antes tiveram. Que estão com seus vieses latentes hibernando sob a capa dura da impossibilidade intelectual, circunstancial ou alhures. Esses que tratam os poderosos com a humildade dos medíocres e com desprezo e / ou manipulação aos que estão abaixo de si na escala social. São os instrumentos das injustiças e candidatos a qualquer vaga que os catapulte. Espalham-se numerosos e incógnitos, em sua maioria, por entre os éticos de modo tão eficiente que é praticamente impossível detectá-los. Como usam as suas artes e manhas em tempo integral como psicopatas, normalmente também estão em evidência econômica e, consequentemente, em postos ou posições das quais vislumbra novos alvos. Esse exército tem induzido os injustiçados à desesperança, distorcido a imagem de uma nação e infelizmente fazendo brotar do seu ventre extremamente fértil líderes que coroam a sua vitória em todos os seguimentos, aí sim: políticos, econômicos e sociais.