Salão de beleza

O poço sempre foi território feminino, mas naquele momento, é mais do que isso, afinal os baldes puxados não são pra servir à cozinha ou tinas do banho, Elas chilreiam, andam lépidas, com passos saltitantes, parecem mais borboletas num grande jardim.

O clima é de festa, alegria, música.

Desde as seis da manhã, aquele local é concorrido, afinal nos idos da década de 20, numa cidadezinha pequena, o salão de beleza é na beira do poço, pois não há água encanada. Elas riem, conversam naquela árdua tarefa que, naquele fim de mundo, tem cheiro e ar de festa, afinal aquela azáfama toda significa que terão uma festa, e a beira do poço é um salão de beleza a céu aberto, até porque como se seca um cabelo que já ultrapassou um metro de comprimento, sem as facilidades do secador?

Penteá-los é um ato de bravura, que mantém os bíceps fortes e não dá margem pra flacidez.

Secar, exige que a moça, fique sentada e seu cabelo é esticado em mechas num varal, pra secar mais rápido e evitar os incômodos carunchos (fungo).

Depois que ela fica por mais de uma hora nesse castigo, com alguém secando-lhe as mechas, é então penteada com muitos trançados, afinal moças não usam cabelo solto.

Vistas de longe, elas dão a impressão de estarem cobertas de véu. Há véu dourado, véu marrom, cor de cobre, véu cor de ouro velho e véu negro, mas esses “véus” são desembaraçados, trançados, untados com óleos perfumados e finalmente erguidos sobre o alto da cabeça pondo as nucas desnudas ou presos em longas cordas nas costas. Estranho... Não são véus. São longas cabeleiras, sendo a menor delas, na altura da cintura e há outras que quase chegam ás curvas das pernas.

No dia a dia entremeado de duros trabalhos como fiar e tecer redes, cozinhar no fogão a lenha, engomar com ferro a carvão, plantar/colher o alimento que usam, puxar água de um poço, ter uma manhã toda só pra dedicar ás longas madeixas com óleos cheirosos, grampos e fivelas de prata, fitas de seda, já é um programa. Estão se preparando para o casamento de uma prima. As raras festas são casamento, batizado ou festejos religiosos, então, capricham.

YARA FRANÇA
Enviado por YARA FRANÇA em 16/08/2012
Código do texto: T3833424
Classificação de conteúdo: seguro