Ricos pobres, Pobres ricos.

"Bem aventurados os humildes de espírito,

porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3)

Em um tempo passado, não há muito, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e da Universidade de Toronto publicaram em jornal uma pesquisa que sentenciava que os mais pobres doam muito mais que os mais ricos. A explicação seria que "pessoas em classes sócio-econômicas menos favorecidas tendem a agir de forma socialmente mais responsável devido a um maior comprometimento com valores igualitários e sentimentos de compaixão mais elevados que outras".

Pude constatar isso quando percorri as ruas de meu município com outras pessoas em busca de roupas e alimentos para a campanha do agasalho, não é uma situação generalizada, mas pondera-se em numero bem elevado doações oriundas de pessoas de classes econômicas menos favorecidas. Guardo diferentes significados sobre a palavra riqueza. Há a riqueza que perfaz o financeiro, e há aquela bem mais importante que perfaz o estado de espírito. E na maioria das vezes na há um equilíbrio, e as pessoas não portam as duas riquezas, isto é uma prova de que nem tudo segue uma linha tênue e de que a solidariedade é um principio verdadeiramente dos NOBRES.

Levando para um outro lado, mas não fugindo do tema, existem aquelas pessoas cuja situação econômica com o tempo torna-se melhor, e com isso passam a desconhecer alguns, a menosprezar outros que eram ditos amigos e confidentes. Estes são os famosos “nariz em pé”. O que estas pessoas devem pensar é que os mesmos degraus que o auxiliam a subir podem ser parceiros para descer.

Reconheça o outro em qualquer instância, o melhor e mais bonito principio que podemos carregar conosco é a humildade. Não seja vaidoso com bens materiais, não se preocupe em acumular cifras. Amizades, família, isso é coisa séria, e digna de nossa preocupação. Seja solidário quando puder. Humilde quando quiser. Mas se praticares ambos, o MUNDO será grato.