DOLOROSA POLUIÇÃO DO RIO SERGIPE

Em Poço Redondo (SE),na Serra Negra nasce Rio Sergipe, o mais importante do Estado de Sergipe.Nasce pequeno,gotejante enfrentando as terríveis intempéries das secas do sertão sergipano.Na cidade de Nossa senhora das Dores, torna-se caudaloso para enfrentar os esgotos domésticos e industriais despejados em seu leito sem nenhum tratamento simples.Vem em direção do noroeste a sudeste do estado passando por várias cidades importantes como: Riachuelo,Laranjeiras,Divina Pastora,Santa Rosa de Lima,Rosário do Catete,Moita Bonita,Nossa Senhora do Socorro,Siriri,São Cristóvão e outras,vindo desaguar no oceano Atlântico entre as cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros.

O Rio que no seu leito escoou a produção açucareira e todas as riqueza do estado, é hoje o mais povoado e de maior concentração industrial em suas margens, é também o de maior índice de degradação e de problemas ambientais. É doloroso saber que, essas indústrias pertencem aos ricos economicamente do Estado e em sua maioria são políticos importantes e não fazem nada para suavizar o sofrimento ambiental do nosso rio. É doloroso saber que em suas margens já existiram belas praias como a “Formosa” ,no bairro Treze de Julho e da “Chica” no bairro Industrial que serviam de áreas de lazer para os sergipanos e hoje servem para despejos de esgotos domésticos e industrias. É também doloroso saber que em 1860 foi construída a “Ponte do Imperador” para receber a autoridade máxima do Brasil e em 2006 foi inaugurada a Ponte Construtor João Alves, a maior ponte urbana do nordeste que hoje encontram-se magistralmente erguidas e serenas sobre as águas poluídas do Rio Sergipe.

É doloroso saber que há manifestações como “Passeio Aracaju de TÓ-TÓ-TÓ-SALVE O RIO SERGIPE” E O “ABRAÇO SIMBÓLICO AO RIO SERGIPE” visando a conscientização da sociedade em prol da proteção e preservação do referido rio. Há também parcerias entre órgãos internacionais e o governo do estado com intuito de revitalizar a Bacia hidrográfica do Rio Sergipe.

Até agora nada...

Enquanto os convênios não aparecem, os sergipanos sofrem da mesma maneira que o Rio Sergipe agoniza diante da tamanha poluição!

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 30/08/2012
Reeditado em 18/07/2017
Código do texto: T3857224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.