AS BALIZAS
 
 
Nos Idos dos anos 70, no auge de minha meninice, tive o orgulho em participar por diversas vezes do grupo de balizas que desfilava a frente do Exército nas comemorações ao dia da Independência!
Com piruetas, acrobacias e o bastão na mão, sentia um orgulho imenso em poder representar o colégio em que estudava (Escola Estadual Cândida Cabral) em que aprendia na “Hora Cívica” o respeito à nossa Pátria onde cantávamos o Hino Nacional com as mãos ao peito e sem errar a letra!
Ao vestir a malha para o desfile que era cuidadosamente preparada por minha Mãe para a ocasião, já sentia meu coração disparado por representar tão importante papel.
Eram as balizas não só as meninas que sabiam fazer acrobacias, não!
Para serem verdadeiras balizas, além da destreza na ginástica, deveriam obter excelentes notas no estudo!
Tudo isto me enchia de orgulho pois, de alguma forma, iria representar e homenagear a nossa Pátria!
Sentia-me como um expedicionário que desbravaria um novo território carregando a Bandeira Nacional  do meu país!
Hoje, passados tantos anos, fico a pensar...
Onde estão os nossos Expedicionários, onde estão nossas balizas, onde estão os brasileiros que cultuavam sonhos e lutavam por um Brasil melhor?
Na lama da vergonha se escondem gravatas e “tailleur “ de marcas famosas que em nada contribuem para o crescimento desta nação que tem TUDO para ser a Nação do Mundo!
Onde estão as balizas que traziam na face o sorriso e a inocência crendo piamente nos que representavam o povo?
Nos passos leves como pluma seguindo a marcha militar, as balizas levavam sonhos...
Desfez-se o penacho que as enfeitava!
Precisaria de um novo começo onde um só hino seria cantado:
O Hino aos Expedicionários Brasileiros!
A desbravar um novo Brasil, homens guerreiros iriam à frente, tendo na retaguarda as balizas a homenageá-los!´
Hoje, Sete de setembro é o dia da nossa Pátria.
Poucos são, porém os que realmente ainda sentem orgulho em homenageá-la!
Gostaria de voltar a ser a baliza e desfilar elegantemente na Avenida Afonso Pena...

b3a6899c-42e1-47b1-a91d-83f8dbbf42f9.JPG
ROSA SERENA
Enviado por ROSA SERENA em 07/09/2012
Reeditado em 07/09/2012
Código do texto: T3869740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.