Bem medido e bem pesado a vida é cheia de bons pedaços

“Ah, Seu Moço, ainda tem um pedaço de chão!” Quando se ouve esta frase, pelo menos se sabe que é longa a distância a percorrer. Pior quando dizem “É bem ali, Seu Moço!” e esse “ali” nunca chega, quanto mais você avança, mais parece que o horizonte tem medo de você. E em se tratando de boa medida ou peso, intrigam-me as receitas passadas pelas avós: “Você vai juntando farinha até achar que está no ponto”. Quanta farinha? Ponto de quê, meu Deus? De cruz, de ônibus, de crochê? Para dar a perdidos um certo rumo, sites de culinária até proveem um conversor de medidas para ajudar: um copo americano, por exemplo, ou uma xícara de chá pode ser o mesmo que 200 gramas ou 200 ml, já um “copo de requeijão” vai depender do tipo, da marca e da região. Ao testar uma nova receita ou um novo caminho, a uma certeza se pode chegar: acertar o alvo pode render muitas tentativas e com muito pouca sorte - pra não dizer azar - quem sabe até mesmo um pedaço de chão, cavado, sete palmos acima ou abaixo do nível do mar.

Crônica originalmente publicada no BVIW, reproduzida aqui e no Bluemaedel. Confira os outros textos e os comentários da rodada "Pedaço de Chão" na endereço:

letrasdobviw.blogspot.de/2012/09/resultado-de-pedaco-de-chao-rodada-do.html