Meu filho não tem escaras! mas queriam que ele tivesse....

Meu filho não tem escaras! Uma critica ao sistema

Você sabe o que uma escara? São úlceras de pressão na pele de um acamado.

Meu filho teve um TCE em janeiro de 2010, quando sofreu um acidente de carro. Demoramos uns cinco meses para retornar para nossa cidade, após internação em hospitais próximos ao acidente no PR e depois em SP.

Assim que chegamos a nossa cidade a primeira coisa que os profissionais de saúde procuraram no corpo do meu filho acamado era a escara.

Talvez não quisessem achar, mas era tão comum para eles que o normal passou ser procurar.

“Não tem? Nossa, que pele integra! Que pele hidratada! Eu nunca vi uma pele de acamado assim” .Eram as frases mais comuns de ouvir nos hospitais e depois no home care.

Para mim era um espanto alguém ter escaras!

Para eles era um espanto alguém não ter escaras!

E o mais assustador era o discurso com o objetivo de me preparar para a situação mais comum de um acamado. Uma, duas, três escaras. Não está invertido? Ao invés de me orientar o que fazer ou o que não fazer, a orientação era inversa.

O mais engraçado é que passei a ser a chata, a mãe chata do paciente... e o que eu queria era apenas que cuidassem direitinho do meu filho. E eu acompanhava. E eu solicitava cuidados! E eu marcava tempo para virá-lo. Eu e marido, é claro. A gente agia igualzinho em cada “turno”.

Nossa, só a palavra já é feia de se ouvir, imagina de se ver.

E o que eu mais ouvia eram descrições acaloradas das escaras encontradas nos pacientes que eles cuidavam! C u i d a v a m??

E na defesa do meu filho eu dizia: “ meu filho não vai ter escaras” e eles gastavam saliva para me explicar que não tinha como não ter!

Ai meu Deus! Proteja o meu filho dessas escaras “normalizadas”. para eles...

E eu me enchia de orgulho ao dizer: aprendi com Fernando, um técnico de enfermagem: para não ter escaras, apenas três cuidados: lençol esticado, pele limpa, seca e hidratada e mudança de decúbito, que quer dizer vira-lo na cama de duas em duas horas.

Simples, não? O que será que acontece que a maioria dos paciente tem escara se é tão simples.

Cuidamos no nosso filho com essas regras e ele não tem escaras.

Graças ao técnico de enfermagem Fernando e ao bom Deus no céu.