* INTELIGENTE RACIONAL OU IRRACIONAL ?

O que nos diferencia dos animais é a racionalidade, a consciência dos atos praticados e por isso, enquanto eles agem apenas por instinto,nós podemos escolher nosso modo de agir e,a isso,denominamos: inteligência

Criamos regras e conceitos sociais, determinando quem, ou, o quê, nos é proveitoso em tudo aquilo que possa nos satisfazer e render frutos. Alimentar o ego é fundamental, ou viveremos constantemente frustrados. Os outros seres, ou animais, por não terem essas particularidades, vivem em plena harmonia com seus iguais, sem sentimentos que não sejam de sobrevivência do grupo, ou da família.

Os animais tem no seu líder o exemplo a ser seguido, respeitam-no pela força, pelo instinto natural e por uma mínima racionalidade: ‘onde o ser esperto, não quer dizer,ser safado, e sim utilizar-se dessa qualidade e agilidade,em proveito de todos’. O homo sapiens, ao contrário, procura sempre, que possível, usar essa particularidade em proveito próprio, só dividindo, quando muito, os espólios restantes.

Homens, sentem prazer em matar, inclusive aos seus semelhantes. Animais, matam para sobreviver, ou em defesa de sua espécie. Homens, saem às guerras! Animais, à caça! Os homens matam e são chamados de heróis! Os animais, apenas de: “sobreviventes em extinção”.

Homens usam muitas mascaras de animais, são em grande quantidade e são o retrato da falsidade. Animais, jamais irão colocar mascaras de homens, por isso serão sempre originais .

Homens tem sentimento de posse e na maioria das vezes não tem gratidão. Os animais não sabem o que é posse, mas são extremamente gratos.

Homens,vivem sonhando com o futuro,que é apenas uma probabilidade e esquecem, na maioria das vezes, de viver o presente. Animais vivem somente o presente, o que é a pura realidade de um fato vivido.

Muitas, e muitas outras afirmações e questionamentos são possíveis e provavelmente verdadeiras, para que cheguemos a seguinte pergunta:

- Mas afinal, quem é mesmo o ser inteligente... o racional ?

Somos espíritos ainda rudimentares e aprendizes, numa estada temporária e sem data marcada para retorno ao plano superior. Deveríamos prestar mais atenção nos animais e nas lições que nos proporcionam: Lealdade e amizade, são apenas duas delas.

Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 17/09/2012
Código do texto: T3885870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.