Exercendo a cidadania

Domingo à tarde, atendendo à convocação da Justiça Eleitoral, estava eu chegando para o treinamento das eleições 2012, numa escola em Caucaia.

A servidora iniciou os trabalhos fazendo agradecimentos, destacando a importância dos convocados estarem ali, em pleno domingo, para dar a sua contribuição. Seguiu-se, como é de praxe, a apresentação de um vídeo instrutivo, que orienta sobre os procedimentos no dia da eleição.

Após o vídeo, foi aberto espaço para as perguntas e, claro, tem sempre um sujeito que faz alguma pergunta cuja resposta é óbvia, e esse é o momento em que um certo incômodo me faz estremecer. Em grupos menores, deixamos o auditório e fomos para a aula prática, em que se repete o processo desde ligar a urna até guardá-la de volta na caixa, quando encerrados os trabalhos, sendo explicado os pormenores, inclusive com simulações, considerando a possibilidade de problemas durante a votação. São apresentados os envelopes e a utilidade de cada um, e reforçado o que foi visto no vídeo, quanto às atribuições de cada membro da seção.

Devido ao tempo em que venho atuando nesse exercício, às vezes o treinamento me parece cansativo, mas eu vi o desespero de uma jovem que estava lá pela primeira vez. “É muita informação!” Mas o servidor explicou que os iniciantes são indicados para seções em que trabalham pessoas com experiência e que isso os ajudará.

A cada vez que participo desse evento a emoção se renova. Tenho verdadeira paixão por esse trabalho. Contribuir com a festa da democracia é algo que me faz muito bem. Já fico imaginando os eleitores da minha seção, quase sempre os mesmos. Diferem pelos jovens que vão ingressando e alguns que vão nos deixando. Este ano, por exemplo, o nome de Dona Áurea não constará no Caderno de Votação da minha Seção Eleitoral. Essa senhora era uma das pessoas que sempre estiveram presentes para exercer seu direito de voto, mesmo depois que este lhe passou a ser facultativo. Ano passado ela se foi.

Também um membro da equipe que colabora comigo no dia das eleições, este ano não fará parte da nossa mesa receptora de votos. Lamentei ao consultar na página do TRE a relação dos mesários convocados, para ver a composição da minha equipe, e dei por falta do nome de uma colega. Seu nome consta, na verdade, na lista de candidatos a vereadores, foi o que me disse dias atrás.

O dia 7 de outubro me espera. Estou pronta. E feliz com tudo isso!

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 17/09/2012
Código do texto: T3886525
Classificação de conteúdo: seguro