O Povo e a Ditadura da Maioria

O Povo e a Ditadura da Maioria

"O que move o Mundo são as perguntas e não as respostas".

Meu Anjo da Guarda que estava de plantão me soprou que tenho uma face desguarnecida. A face da dúvida. Que fico sempre preso às minhas certezas. E nomeou, com meu aval, pra essa função o Primo Policarpo (que saudades do Primo Altamirando do imortal Stanislau Ponte Preta). Assim posso continuar meu trabalho com tranquilidade porque vou ser assessorado e espero, bem assessorado.

Então vamos ao trabalho. Estamos na temporada de caça aos Legisladores, pra trabalhar em benefício do Povo, é claro. Graças ao Supremo Criador, existe um infindável número de heróis que se propõem DAR A VIDA em Holocausto, pro povo. Temos de tudo. É como se estivéssemos numa feira de produtos hortifrutigranjeiros. E quais serão seus papéis, pergunta o eficaz Primo Policarpo em sua primeira intervenção. Isso tiro de letra: Fiscalizar o Executivo, sentir as necessidades do Povo e descobrir a melhor forma de atendê-lo, entre infinitas outras coisas, como por exemplo, descacterizar a Ditadura (vontade de um só). Então o Primo Policarpo pede a palavra novamente e começa de fato a trabalhar: Meu caro Mestre, diz ele. Vou colocar minhas dúvidas e depois você responde a todas em forma de palestra... Quero que me explique: Por que um Executivo (Prefeito, Governador e Presidente) precisa de maioria na Câmara? Se é a vontade do povo, não seria o caso do legislativo discutir se essa vontade é legítima e deixar pro Executivo encontrar a melhor forma de executá-la? E se é vontade do povo já não é legítima? O que é Oposição? E Situação? Será que Oposição e Situação não podem ouvir os mesmos anseios do Povo? A Situação não pode concordar com propostas da Oposição que atendam aos anseios do Povo? Por que o Executivo tem sempre a mania de achar que ele sabe quais são os verdadeiros anseios do Povo? É por isso que tem que contar com Maioria pra poder governar e ver sua vontade atendida? Diante disso será que não aparecem espertinhos, na Situação e Oposição, capazes de negociar por fora, em moeda corrente, sua opinião? E nesse emaranhado universo o que é Acordo? Por que, costumeiramente, obras iniciadas por um Executivo anterior, da Oposição, ficam paralizadas ou são destruídas? Quando foram iniciadas não eram vontade do Povo, ouvidas pela Oposição, que era Maioria? Todos dentro da Oposição ou da Situação ouvem sempre as mesmas queixas do Povo de forma homogênea? Pra ser dirente tem de estar do outro lado e ser contra? Se o Executivo apenas executa por que tem que contar com a Maioria? E se ele não concordar com a Maioria da Situação? O que é Fidelidade Partidária? Não seria melhor trocar Fidelidade Partidária por Fidelidade Popular? Quase sempre o Executivo, apoiado na Maioria, independente da vontade popular, é que dita o que deve ou não ser feito. Isso não pode ser o mesmo que DITADURA?

Francamente!!! Quando meu Anjo da Guarda que estava de plantão propôs mais um elemento pra me ajudar, nunca pensei que a AJUDA seria tornar a carga muito mais pesada! Propus então, como hábil político que sou, que tais questões seriam respondidas, com mais tempo e mais calma... DEPOIS DAS ELEICÕES...

Então o Primo Policarpo, num tom um tanto cansado e de desânimo, fez sua última pergunta: MAS SERÁ QUE ESCLARECER ESSAS DÚVIDAS APÓS AS ELEIÇÕES, JÁ NÃO SERÁ TARDE DEMAIS??? (Oldack/18/09/012 - Reedição)

Oldack Mendes
Enviado por Oldack Mendes em 18/09/2012
Código do texto: T3887834
Classificação de conteúdo: seguro