Felicidade por Direito?

Nunca se falou tanto em felicidade como nos últimos tempos. A chamada Psicologia Positiva está aí pra confirmar. Os americanos há séculos declararam, e na Constituição, que todo cidadão tem ‘o direito’ de correr atrás da sua, persegui-la e capturá-la, sem mais. Seria esse o tão falado sonho americano? Não sei, não manjo de americanos, gosto mesmo é de filosofar. As crianças de uma geração após a minha já nasceram sabendo que têm direito a tudo, e que merecem o mundo a seus pés. Só que seus pais esqueceram-se de dizer-lhes que há também os deveres, e que pra tudo, até para a felicidade, há um preço a se pagar: trocado em esforços nada miúdos e acrescidas frustrações. “É impossível ser feliz sozinho”, nos diz a ‘Onda’ de Tom Jobim. Será mesmo? A felicidade começa em nós mesmos mas para que ela nos torne gente e faça sentido, estranhamente precisamos compartilhá-la: e quanto mais vazios, mais cheios. E lembrando versos de Solsbury Hill, de Peter Gabriel: "A LIBERDADE faz piruetas quando penso que sou livre", penso que, ironicamente, seus ‘primos’ devem fazer o mesmo, quando imagino que tenho direitos e sou feliz.

Crônica originalmente publicada no BVIW (exercício) e no Bluemaedel. Confira os outros textos e os comentários da rodada "Limites da Felicidade" aqui:

letrasdobviw.blogspot.de/2012/09/bviw-resultado-limites-da-felicidade.html