RECICLAR =etimologia da palavra

ETIMOLOGIA DE PALAVRA

Iran Di Valença

RECICLAGEM sf 1 –eletricidade (alteração de ciclagem). 2 –fig. Atualização de conhecimentos. 3 – Reaproveitamento de materiais usados.

Como a evolução social e desenvolvimento tecnológico do nosso povo, em particular, observei o uso de vocábulos importantes, porem não usuais, como o Reciclar. Contanto, os dicionaristas não lhe dê um destaque com sua devida extensão, ele representa uma verdadeira revolução moral e social numa sociedade. Eis porque ouso propor aos gramáticos ou etimólogos fazer-lhe justiça, reabilitando-a e concedendo-lhe realocação do seu significado, porque até na exploração espacial, citando a mais recente, planeta vermelho, é indispensável reciclar materiais, para a sociedade gozar de sua reciprocidade, neste caso: “Caráter ou qualidade de recíproco. Em sociologia, relação social entre indivíduos, grupos e instituições pressupondo deveres, obrigações, prestação de serviços, de um lado e direitos, compensações e retribuições de outro.”

A reciclagem de materiais usados já vem alcançando ou louvável desenvolvimento, devendo frisar, em nosso povo em particular, contudo, no que diz respeito à nossa evolução educacional, social e moral, ainda temos muito a desejar.

Particularmente, vocábulo que, em si encobre nosso próprio constrangimento, devo entregar as mãos à palmatória porque no decorrer de minha própria vida, fui ausente nos seus ensinamentos, embora dando exemplo em relação a dignidade familiar.

Estamos às vésperas de nova eleição municipal. Diz a sabedoria educacional que para se bem construir, deve-se sobretudo firmar uma base sólida. Então, gente; aproveitemos a eleição municipal, como base do poder legislativo e executivo, para fazer uma RECICLAGEM política, sendo necessário lembrar que nossa reciclagem em geral, dependerá dos políticos que regerão por longos anos nosso destino.

Faço uma ressalva, em referência à frase, “do nosso povo em particular”,

porque é hábito dos brasileiros comparar nossa educação e desenvolvimento com paises do primeiro mundo, principalmente os que dispõem de condições para viagens de passeio, esquecendo o passado do recente da origem de nossa colonização, até bem recente.

20.09.2012

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 20/09/2012
Código do texto: T3891175
Classificação de conteúdo: seguro