SÓDIO - O INIMIGO MORA DENTRO... DO PRATO.

O sódio é inimigo da saúde, muitas pessoas estão sofrendo de pressão alta e se preocupam em diminuir o sal, mas não sabem que o sódio está presente em todos os produtos industrializados que consumimos. Fiquei perplexa quando, ao ouvir um noticiário, onde um homem aparentemente saudável, que corria, fazia exercícios regulares e procurava comer bastantes saladas e legumes teve um AVC. Verificando o histórico desse homem que morava sozinho, descobriu-se que ele se alimentava muito com o famoso macarrão instantâneo, achava que estava comendo um alimento saudável, pois acrescentava vários legumes. Se alimentava também com outros produtos tipo lasanha e congelados prontos de prateleiras de supermercados. Somente os macarrões instantâneos chegam a ter 60 % de sódio, dos 100% que precisamos diariamente em nosso organismo. Considerando que se comermos dois pacotes, já ultrapassaremos a cota do dia. Imaginem que não comeremos somente isso. Convido a todos a darem uma olhada nas latas de molho de tomate, em três colheres apenas, possuem em alguns casos 18%. (Se consumir 6 colheres, comerá 36% da cota diária, aí acrescenta o queijo em pacote desses que duram mais de três meses, e aí imaginem quanto de sódio só nesses dois ingredientes e ainda não citei o sal que se colocará no mesmo prato). Sem fazer citações de marcas, alguns sucos de pó instantâneo, duas jarras fazem ultrapassar a cota diária. O inocente tempero de colocar nos pratos, sem novamente fazer apologia às marcas, chega a ser chocante a quantia de sódio, só para assombrar um pouquinho, meio sachê, que é o que eles citam na embalagem, isso é 4,5 grama tem 42% de sódio, olha que nunca vi ninguém usando meio sachê, no mínimo usam um e até dois, a marca é famosa e diz que quem ama usa. 1005 mg é o que tem o “meio sachê”. Se quem ama usa, imaginem se não amar, põe a caixa inteira e o sujeito estará morto em pouco tempo. Considerem que a média diária de sódio para nosso organismo é de 2000 a 2400 mg por dia.

Quando comecei a verificar, a primeira pergunta que me surgiu foi, por qual motivo não existem campanhas sobre esse mal que está em nossas casas e em nossos pratos? O cloreto de sódio é extremamente necessário ao nosso organismo, a natureza com sua sabedoria deu-lhe um sabor extremamente salgado que faz com que o homem não o consuma em demasia. O paladar reclama. Mas o sódio foi separado e extraiu-se o sabor salgado (popularmente falando, pois não sou nenhuma química e nem nutricionista), com essa separação, hoje em dia se usa quantias em produtos industrializados para conservá-los, assim como se fazia antigamente nas carnes e nos peixes, enchendo-os de sal que fazia com que tivesse vida longa, mas isso exigia várias lavagens depois, para que fosse possível o seu consumo. Imaginem agora, comermos a carne de sal sem lavá-la, pois então, talvez seja isso que estamos fazendo, só que não percebemos, pois não sentimos o sabor salgado, mas ele, o sódio, está lá, entrando em nosso organismo e nos fazendo sofrer de inúmeras doenças que os médicos querem dizer que são doenças da modernidade e eu prefiro começar a classificá-las como doenças do sódio: pressão alta. Aos poucos a pressão elevada do sangue vai prejudicando as paredes do vasos sanguíneos, que podem se romper, causando um derrame ou AVC, ou formar fendas que favorecem o depósito de colesterol e gorduras nas artérias, aumentando também as chances de um infarto.

Se isso fosse somente suposições, os hospitais não estariam cheios de pessoas com pressão alta. Detalhe, havia um rapaz com pressão alta que ia ao médico e fazia toda uma alimentação saudável, cortou todos os produtos com conservante, mas a pressão não reduzia, depois de muitas pesquisas a nutricionista conseguiu descobrir que ele usava um amaciante de carne que continha em uma pequena colher de chá a quantia de 1.298 mg, isso é, 54% do valor a ser consumido diariamente, só que a esposa dele, inocentemente, não colocava só uma colherzinha, chegava a por a quantia correspondente a umas 3 colheres de chá em cada bife, ultrapassando a cota diária do sódio.

E tem quem diga que, se for verificar todas essas coisas, não come mais nada. Pois eu prefiro verificar. Meus temperos hoje são alho, cebola, orégano, etc, nada industrializado. Meu molho de tomate é o tomatinho cortadinho e tirado a semente e batido na centrífuga. E com certeza, uma prateleira que não me aproximo e as das não sadias. Sódio, lógico que em um produto ou outro eu estarei sempre consumindo, mas consciente, e moderado. Coisas que muitos não sabem, já que só falam das calorias e deixa-se de lado algo tão importante. Uma campanha é o que precisamos no momento. Usa quem quer, mas que seja consciente. Viver na ignorância é o que não podemos.

Raquel Delvaje
Enviado por Raquel Delvaje em 21/09/2012
Reeditado em 22/09/2012
Código do texto: T3894403
Classificação de conteúdo: seguro