Notícias do Sábado
 
Existe uma grande controvérsia sobre quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha. O mesmo acontece  em outros setores. Dou como exemplo – não conseguimos saber quem copia quem, se a Arte copia a Vida ou se é a Vida que copia a Arte. 

Cinco são os jornais que leio aos sábados – três semanários locais, o Estado de Minas e a Folha de São Paulo e o que busco primeiro são os fatos curiosos (Ou será que são eles que me buscam?).

O artigo que li nA Gazeta foi Giulietta versus Julieta. Não conheço o autor, mas já ouvi falar. Se as pessoas do Universo estão separadas entre si por seis graus, em uma cidade como Lavras, de uma forma ou outra a gente acaba conhecendo todo mundo. Pois esse senhor sobre quem escrevo sem pedir autorização (seria politicamente correto pedir antes, mas estou em fase rebelde, só fazendo o politicamente incorreto) se chama Romeo Scommegna e dele agora sei o suficiente: ele ama cães e narra a seguinte história, que resumo.

Estava ele na Praça Dr Augusto Silva em trabalho voluntário de doação de cães do Parque Francisco de Assis.Com ele, entre outros cães, estava Giulietta uma cadelinha bastante sociável.  Dele se aproximou uma senhora de idade avançada (velha coroca) perguntando se o nome da cadela era Giulietta e como a resposta foi afirmativa a dita senhora subiu nas tamancas se sentindo tremendamente ofendida  por uma cadela ter o seu nome. Mesmo constatando que a cadela era Giulietta e não Julieta (nome dela) o humor da mulher não melhorou e ela saiu batendo o pé e esbravejando. Ele, após outras considerações , contou ainda que a Giulietta iria se casar com o Mequetrefe. Nome que ele acha horrível e eu também e por essa razão estava pedindo a sua dona que mudasse o nome do noivo para Romeo. Como o dele. Eu achei muito interessante porque eu gostaria um bocado de saber que uma cadelinha bem simpática tivesse o meu nome. Olímpia. Um nome muito bom pra cachorro. E pra mim também.


(Tiago, sobrinho e sua filha Maria Fernanda, esperando a chegada de Pelé)

A notícia que escolhi para comentar do Lavras News é sobre  Pelé e a inauguração da réplica da casa de seus pais em Três Corações. Tudo teve que ser feito na base da memória, já que não havia uma única foto para servir de ponto de partida. Então foi da memória de Dona Celeste, a mãe de Pelé e do tio Jorge que a casa foi erguida e também os móveis replicados. E o interessante  é que foram os detentos da Penitenciária da cidade que fizeram a limpeza e o jardim da casa. Além de receberem salário pelo trabalho, a cada três dias trabalhados terão a pena diminuída em um dia. Achei que seria uma boa ideia enviar os presos condenados pelo Mensalão para essa penitenciária. Acho que eles iriam gostar muito de trabalhar para diminuir a própria pena. Mas o salário não sei se irá lhes interessar. É bem pequeno.





Já na Tribuna de Lavras a notícia que me deixou feliz foi saber que  uma equipe lavrense de basquete conquistou as Olimpíadas Escolares Brasileiras. O título por si só já é uma ótima notícia, mas o que acho realmente significativo são os antecedentes desta conquista. A Equipe é formada por jovens meninas residentes no bairro Novo Horizonte, um bairro com problemas bastante complexos. A Equipe faz parte de um projeto chamado Arremesso para um Novo Horizonte que agrega as alunas da E.M. José Serafim ( a única que tem uma placa com o meu nome, já que foi inaugurada quando eu fui Secretária Municipal de Educação). O projeto criado em 2007 pelo treinador Ricardo Pacheco tem o apoio de um Laticínio que banca todas as despesas em campeonatos e se responsabiliza pelo fornecimento de uma nutritiva bebida para as atletas. É uma equipe vencedora, já que são bicampeãs mineiras (sub15) e dos Jogos Escolares Estaduais (JEMG) além de ter seis atletas convocadas para a seleção mineira que disputará  o Campeonato Brasileiro este mês, em Brasília. É por fatos como este que não me alio a todos aqueles que são contra a realização das Olimpíadas de 2016. Acredito que projetos como esse poderão se desenvolver ao longo destes quatro anos no País  e só isso já será um grande benefício para  a nação.

E por falar em Olimpíadas é na Folha que encontrei a notícia vergonhosa: Comitiva da Rio-16 furtou documentos de Londres-12. E a culpa não é da Carminha,  A culpa é da impunidade reinante neste nosso País,  que só agora, com o Mensalão, está  recebendo um facho de luz de esperança para no mínimo, a sua diminuição.  Então a culpa é do Lula.

Tão triste quanto isso só a outra notícia da Folha que mostra famílias de mendigos enjaulados por autoridades da cidade de Xinjian na China, durante Festival Religioso, para evitar o assédio aos visitantes. Espero que a moda não pegue por aqui nem na Copa do Mundo nem nas Olimpíadas.


E para terminar de um modo mais suave, o Estado de Minas anuncia que as Noivas de Belo Horizonte estão à beira de um ataque de nervos porque não conseguem datas para casar na igrejas mais tradicionais( ou chiques?) da cidade. Que falta nos faz um Almodovar, ou até um Woody Allen (que pagando bem, vem) para retratar esse chilique estadual!