Cristo del Rio

"Cristo del Rio del Corcovado de tu Brasil precioso estoy enamorado".

Assim rezava a letra de um Bolero, interpretado por um trio mexicano(que eu ouvia na adolescência): Trio Los Panchos.

Associado este Bolero com um cartão postal, recebido de um familiar em viagem à "Cidade Maravilhosa", onde se podia admirar a escultura de um Cristo, de braços aberto, tendo a seus pés a cidade iluminada, a baía de águas azuis, infestada de minúsculos pontos em tons pastéis, a navegar estáticos com suas velas desfraldadas e algumas montanhas, como pano de fundo, despertou no adolescente sonhador o desejo de conhecer de perto essa "maravilha de cenário".

Efetivamente, após vários dias de viagem e inúmeras peripécias, desembarquei no rio de Janeiro num fim de janeiro.

Maracaná, café, copacabana, feijoada e ensaios de carnaval. Após devidamente catalogados, fui conhecer in loco o que de fato me trouxera aqui: O "Cristo del Rio del Corcovado". A bordo de um "fusquinha" aventureiro. O ronco estridente do motor, como a reclamar a subida íngreme ou por estar em oração de agradecimento pela oportunidade, um par de olhinhos vivaces e curiosos, catalogava tudo à sua volta: o bosque denso em que se adivinhavam o canto de pássaros canoros, de plumagem multicor, o perfume da terra molhada pela chuva recente, o saltitar da micro-fauna de todos os formatos.

Agora o valente "fusquinha" balançava ao sabor do forte vento que Éolo soprava por pura diversão.

Escadarias, aos pés do Cristo, um café cheiroso...

I s o l a m e n t o

...e a oração de agradecimento...

por ter vivivo este delicioso momento...

para poder contar-lhes!!!

O ano: 1966!!!

Pedro Gonzalez
Enviado por Pedro Gonzalez em 03/10/2012
Reeditado em 16/10/2013
Código do texto: T3913810
Classificação de conteúdo: seguro