Herói

Minha amiga Maria Neusa escreveu, comentando um texto meu, que não lê jornais nem assiste telejornais. Eu, lembrando outra crônica minha, digo que ela é uma epicurista usando como Montaigne um truque para ter uma vida melhor.

Homenageando essa minha amiga tão querida, minha crônica hoje vai contestá-la mostrando que ao ler jornais algumas vezes descobrimos coisas boas .

O que leva uma pessoa comum a se transformar em  herói, realizando algo que vai além do interesse por sua própria vida para salvar a vida de outros que provavelmente nem mesmo ficarão sabendo dessa dívida?

É o que aconteceu com o caminhoneiro José Bezerra, conforme noticiou o Estado de Minas no caderno Gerais de sábado passado, reportagem de Luiz Ribeiro.

Fim de ,tarde começo de noite, na descida do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Em um caminhão-baú bananeiro, com apenas quatro meses de uso, o paraibano José desce o trecho mais perigoso do Anel Rodoviário – entre os bairros Buritis e Olhos D’Água. É um dos horários de maior pico, pista cheia. Pelo retrovisor ele percebe acidentes acontecendo, causados por uma carreta Scania desgovernada. O que fazer? Abrir passagem e deixar a Scania passar sobre os carros pequenos que seguiam na frente? Não, essa não era a opção correta para José, homem de bem, temente a Deus. Decidiu parar a Scania.  Mas como?

José, certa vez, viu um filme. Duas carretas seguiam seu caminho.O motorista de trás avisa ao da frente através de rádio, que perdeu o freio. O motorista da frente avisa que vai diminuir a velocidade e pede ao de trás que cole em sua traseira e após mais vinte quilômetros de viagem, o motorista da frente consegue parar os dois carros. E é isso que José se propõe a fazer. Ele engatou a segunda marcha mantendo seu caminhão a uns vinte quilômetros por hora. A carreta (que carregava vinte e cinco toneladas de pedra) empurrou-o por mais três quilômetros até que conseguissem parar.

 O acidente envolveu trinta e cinco carros, mas apenas três pessoas ficaram feridas. Quantas vidas escaparam da foice mortal por causa da perícia e coragem desse homem de bem, nunca saberemos. Mas fica aqui o registro e a homenagem a um herói que mesmo não sendo super agiu como tal.