ELEIÇÕES

As comunidades de todo país estão elegendo os políticos mais importantes, prefeitos e vereadores. Digo isto porque há deputados que aparecem muito importantes dizendo que conseguiram ou ajudaram a conseguir alguns milhares de reis. Prefeito e vereadores administram e fiscalizam a administração de milhões. Por outro lado, o dinheiro dos Municípios é o único que a sociedade entende como seu, dada a proximidade do cidadão com aqueles que decidem a aplicação dos recursos. Governadores e Presidente estão muito distantes, embora tenham grande influência.

Hoje, é dia de muitos candidatos à beira de um ataque de nervos. Deve ser difícil para um candidato a vereador, em meio a tantos candidatos, conseguir vislumbrar com clareza o desempenho que terá. Não passei por esta experiência, mas creio que não deve ser fácil.

A eleição para prefeito e vice é mais previsível. Em algumas ocasiões, porém, nunca se sabe o que vai dar. Felizmente nas três vezes que concorri, nunca tive dificuldades para vencer. O dia das eleições foi apenas o dia da confirmação, principalmente no ano 2000, quando havia apenas dois candidatos em Hulha Negra.

Como sempre, um grupo vai preferir o certo ao duvidoso e outro grupo optará pela mudança, seja lá qual for ela. Tenho convicção de que o que elege um grupo que está no governo é a qualidade do trabalho. A oposição só tem chance quando o governo não atendeu à expectativa.

O seu Manoel era um líder comunitário que adotou a campanha de uma candidata a vereadora, a Mimi. Não adianta querer saber quem é pois eu inventei os nomes. A história, porém, aconteceu, dizem.

Depois de uma campanha de muitas visitas, sorrisos, beijinhos, panfletagens, caronas e outras coisas mais, a Mimi, segundo ela e o seu cabo eleitoral, estavam com grandes chances. O nervosismo era total na candidata que concorria pela primeira vez. Assim, quando se aproximava cinco da tarde do domingo, a Mimi com os nervos em frangalhos se retirou para um lugar solitário e distante do centro da contagem dos votos. Seu Manoel ficou com a incumbência de informar o resultado.

Seis da tarde, Seu Manoel liga para informar e vai logo dizendo, "tenho uma boa notícia para te dar".

A Mimi quase desmaiou, mas perguntou: - Fui eleita?

- Não, respondeu o seu Manoel, com uma voz que terminou quase numa lamúria, mas logo se recobrou e cheio de brios concluiu: - mas tu não fostes a última.