O QUE ESTAMOS FAZENDO POR NOSSAS CRIANÇAS?

Num Planeta em que a natureza foi pródiga em belezas, um ser se destaca pela inocência, pelo carinho que desperta, pela necessidade de proteção. A criança é o ser mais belo que existe. A criança é o amor que se tornou visível, embora, infelizmente, nem sempre fruto do amor. Fruto, muitas vezes, de uma sociedade perniciosa, de atitudes animalescas e de pais que simplesmente as colocam no mundo e as largam ao relento da vida, esmolando nas ruas, subnutridas, seviciadas, usadas. Vivendo situações miseráveis, abaixo dos animais de estimação porque, esses últimos, têm tudo o que falta a elas.

O cuidado com esse pequenos e indefesos seres é responsabilidade de toda a sociedade. Família, escola, governo tem que se unir para ajudar a criança a encontrar um significado na vida. Essa talvez seja a tarefa mais importante e também a mais difícil. Através da criança existe uma verdadeira obra de reconstrução social e somente investindo nela é que poderemos ter esperança de uma sociedade melhor. Criança precisa de carinho, de atenção, de mãos que a conduzam e amparem. É fácil? É difícil? Depende de cada um de nós mas, em primeiro lugar, dos pais, das suas atitudes em relação aos filhos. Como diz o psiquiatra Christian Gauderer: "Para convencer uma criança a acreditar naquilo que você está dizendo e aceitar as suas regras, os pais precisam ser pacientes, criativos e inteligentes. Para bater, só precisam ser mais fortes".

Feliz dia da criança, eu poderia dizer nesse 12 de outubro que se aproxima. Mas será que uma simples frase, lugar comum, poderá dar um dia de felicidade àquelas crianças cujos dias, todos, são sofridos? Melhor fazer um exame de consciência e refletir: o que estamos fazendo por nossas crianças?

Giustina
Enviado por Giustina em 09/10/2012
Código do texto: T3924330
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.