Eleição, na chamada... Democracia!

Todo ano político é a mesma coisa...

As alianças políticas começam e são feitas com seus, até então inimigos, que agora passaram a ser amigos de infância!

O que aconteceu com aquela rivalidade? Com o mau político? Com político que fez tudo errado, não sabe administrar e nem defende os direitos do povo?

Mas o perdão faz parte da vida então vamos fazer aliança!

Aí vem a campanha...

Vote em mim! Se eleito for farei isso!

Horrível é chegar em casa, cansado do trabalho, abrir a caixa do correio...

E lá vem “aqueeelaaa” avalanche de santinhos...

Você tem que se desdobrar para pegar, pois são tantos, mais tantos santinhos, que não cabem na sua mão.

Aí, por curiosidade você olha os santinhos para ver os candidatos...

Gente que você nunca viu, está ali com a foto estampada no tal santinho, e coloca aquela frase louca, com as rimas mais absurdas pra conquistar o seu voto.

Apelidos, os mais ridículos possíveis, quando você pensa que já viu de tudo, aparece um pior ainda.

Sem falar nas “musiquinhas”...

O povo criativo!

Pegam qualquer música que esteja em evidência na mídia, fazem uma paródia, e vira “gingle” de campanha.

O pior é que isso não sai mais da cabeça da gente, acaba a campanha política, passa a eleição e de vez em quando nos pegamos cantando o tal “gingle”. Que nem é do seu candidato!

Aí você não vê a hora da eleição passar para voltar a escutar nos carros de som apenas notas de falecimento e promoções de supermercados.

Chega o dia da eleição! Todo mundo está no local de votação.

Aquilo mais parece velório do que dia de eleição, todo mundo com medo de ser preso fazendo boca de urna, o silêncio paira pela cidade.

O dia é o mais cumprido que você viveu nos últimos tempos, você não vê a hora de saber o resultado para saber quem será o novo governante do seu município.

E agora o seu candidato perdeu?

Você fala:

Como as pessoas tiveram coragem de votar num cara desses?

O que vai ser da minha cidade agora?

No outro dia você já está mais conformado e diz que o povo tenha o que merece!

Mas e você merece o que?

Você faz parte do povo e vai ter a mesma coisa que ele!

As alianças acabaram, os amigos inseparáveis, viram estranhos novamente, todo mundo vai tocando a vida como se nada tivesse acontecido, mas esquecem-se que o fantasma do “gingle” não vai parar de te assombrar por um tempo.

A eleição passa... se vai... e fica a escolha feita pela maioria, as vezes esquisita, na chama da Democracia.