CAIPIRINHA E ÁGUA BENTA

Todo dia no meu bar é um dia igual, já ouvi historias de bêbados de todo o tipo, mas um dia foi diferente.

Já estava dando onze horas da noite, até que entrou um “velho jovem”, por incrível que pareça, digo isso, pois ele era padre, a batina deixa as pessoas velhas.

Ele sentou no banco próximo do balcão, pediu uma caipirinha e ficou calado. Aproximei, não é comum eu conversar com os clientes, mas um padre aqui !!? Fiquei curioso.

- Benção seu padre.

- Deus te abençoe meu filho, pois hoje não podereis mais abençoar.

- Posso saber por que seu padre?

- Por favor – Ele deu uma profunda golada na caipirinha – Me chame de Wilson.

- Perdoe-me Sr. Padr... Digo Wilson. O que aconteceu para o senhor estar aqui?

- Tudo começou quando decidi vim para essa maldita cidade, achava que a igreja me salvaria das drogas, eu errei.

- As drogas destroem o homem - Como você é hipócrita! Penso comigo, eu vendo bebidas para o povo. Huh.

- Continuando, cheguei à igreja, pedi perdão e ali fiquei, fiquei, fiquei e virei padre depois de dez longos anos.

- Perdoe-me. Quantos anos o senhor tem.

- vinte sete, na época eu tinha dezesseis.

Cara! Eu daria uns quarenta. Bem eu sabia que ele era jovem, mas parece bem velho.

- Depois que virei padre, a vida ficou boa. Dinheiro, muito dinheiro do fieis.

- Dinheiro dos fieis!!!

- Você não acha que aquela caixinha que fica no altar é pro santo, acha?

Começamos a rir. Servi uma bebida para outro cliente que estava ao lado.

- Depois comecei a dar missa em cemitérios, para as famílias, esse foi o auge da minha carreira, eram dez mil por mês, carro do ano, mulheres e dinheiro.

Servi outra bebida para ele. Coitado, ele precisava.

- E o que ouve?

- Um padre mais velho no ramo, queria que eu fosse o ajudante dele – Ele bebe um pouco e abaixa a cabeça lentamente – Bem o nome ajudante era só fachada, ele queria que eu fosse o prostituto dele.

- Gasph! Como é!

- Isso mesmo, Padres não são tão santos. Bem, eu recusei na hora, ele ficou triste, nervoso, sei lá, só sei que no dia seguinte apareceu escândalo atrás de escândalo, falaram que eu era drogado, ladrão, homossexual e o diacho. Tentei voltar aos meus dias de igreja, proibiram, já tinha outro em meu lugar, é a lei da natureza. Só restou eu virar um bêbado.

Fiquei calado, ele pede mais uma, ele fica naquele copo por horas. Fiquei sem jeito de falar com ele de novo.

Todos já tinham ido embora, ele acabara o copo, olha em volta e levanta.

- Aqui está o dinheiro.

- Tome – Devolvo algumas moedas para ele, o ultimo é por conta da casa.

- Huh, Deus te abençoe.

Rimos um pouco, e ele foi embora.

De manha em meu quarto, ouço uma noticia: Encontraram um padre morto na rua, tinha se suicidado, com um tiro. Falaram que ele portava uma arma. “A igreja disse que era um padre que tinha sido expulso, seu nome era Wilson Nogueira Santos, o vulgo Wilsim”. Bah Ele não era um homem santo, mas foi o padre mais “santo que já vi”.