CONTAGIANTE

No dia Nacional da Obesidade, onze de outubro, estava eu assistindo televisão quando ouvi de uma nutricionista algo inusitado: “Obesidade pega”. Após essa afirmação da conceituada profissional da área entrou as propagandas e eu fiquei curiosa para entender o que acabara de ouvir. Será mesmo que obesidade é doença contagiosa? Fiquei a matutar.

.

Primeiro procurei entender o significado da data e cheguei a conclusão que na verdade aquela data era o Dia Nacional de Prevenção e combate a obesidade. Instituído pela Lei 11.721 assinada em julho de 2008, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Obesidade não é apenas uma preocupação estética, mas, sobretudo um cuidado com a saúde, para evitar problemas cardíacos, de diabetes, variações hormonais entre outros.

.

Quando o programa retornou a nutricionista explicou que quando a gente convive com pessoas obesas sem querer a gente assimila os hábitos desta pessoa. Se você sai para jantar com obeso com certeza comerá bastante massa. Se você se reúne frequentemente com uma pessoa obesa corre o risco de ingerir muito refrigerante. Na verdade a obesidade é uma doença contagiosa que se propaga através de vínculos familiares e sociais, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos e divulgada pela Revista New England Journal of Medicine em 2007, assim explicou a profissional de saúde.

.

Segundo essa pesquisa, continuou explicando, quando uma pessoa sobe de peso, aumenta de maneira considerável a possibilidade que seus amigos, irmãos e cônjuges também engordem, afirmam os cientistas. Além disso, quanto mais estreito seja o contato social entre duas pessoas, maiores são as possibilidades de "contraírem" a tendência a engordar.

.

Dito de outra forma, conforme encontrei na internet, os cientistas assinalam que se você tem um amigo obeso, as possibilidades de aumentar enormemente de peso aumentam em 57%. Entre os amigos de dois obesos, o efeito é ainda maior e as possibilidades de aumentar de peso sobem em 171%. Entre os irmãos essas possibilidades sobem em 40%, e entre cônjuges 37%, de acordo com os cientistas da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade da Califórnia.

.

"O que vemos é que a obesidade de uma pessoa pode influir em outras às quais esteja vinculado, tanto direta como indiretamente", declarou Nicholas Christakis, professor do Departamento de Saúde Pública da Escola de Medicina de Harvard.

.

Depois que desliguei a televisão e sai da internet, fiquei refletido sobre o assunto. Quer dizer então que o gordo tem mais liderança que o magro? Por que o magro não convence o gordo a comer mais folha e ingerir suco ao invés do refrigerante? Por que não comer frutas no lugar de doce? A magreza não é contagiosa?

.

Outra coisa que fiquei a indagar. Será que a inteligência é também contagiosa? Se você convive com pessoas sábias, que se dedicam a leitura, a música, a arte, você também passa adquirir tais hábitos?

.

Tem uma velha máxima que diz: “Dize-me com quem andas que te direi que és”. Ainda não estou bem convencida de até aonde vai “o contagio”, mas faz certo sentido. Ou não?