Andar
 
Quem pensa que andar em pé é fácil, está completamente enganado.É uma das coisas mais difíceis imposta ao homem.
Será que é vantagem andar em  pé?
Tenho cá minhas dúvidas, como sempre. Meu pai sempre me dizia:Filha você tem cada ideia de jerico!
Hoje vejo que ele estava coberto de razão,mas continuo igual,sei que sou  na verdade uma “anta”, mas fazer o quê se caí  de cabeça do bercinho.
Pensa bem. Acompanhe meu raciocínio (?).
Se andássemos de quatro seria muito mais fácil desviar das pedras, escorregaríamos menos, afinal teríamos mais “pernas e mãos” para nos segurar ao invés de  nos estabacarmos no chão,teríamos mais velocidade, subiríamos em árvores  rapidinho.
Mas assim que começamos a engatinhar (muitos nem isso) logo nos seguramos em algum lugar para ficarmos em pé copiando os que estão a nossa volta ,somos “macacos de imitação”.
Ô “bicho tonto” é gente-criança, sai batendo nas paredes, cai mil vezes mas continua teimando até começar a andar como bêbado!
Daí para frente, começam os problemas...Caí,  se rala todo, tropeça, dá topada, escorrega,rola etc  etc.
Lutamos tanto para ficar em pé mas quando caímos involuntariamente colocamos as mãos e os braços para nos amparar, dai quebramos as mãos braços, pulsos etc.
Por que já não usamos as “patas’ dianteiras para evitar isso?Por que sempre nos lembramos delas só quando caímos?Concordo que não seria muito elegante, mas que seria prático não resta duvidas que  seria.
Andar pela vida afora com dois pés, é coisa de artista de circo, temos que fazer malabarismos ao caminhar, ao sentar, e a coluna se dana!
Temos que aprender como desviar das pedras reais que estão sempre em nosso caminho, levantar e continuar andando depois dos escorregões e tombos dolorosos.
O modo de andar de uma pessoa nos revela muito sobre ela,tem gente que anda empertigada como se tivesse engolido um cabo de vassoura, com o nariz “empinado”,elegantíssima, me passa ideia de gente importante, esnobe,o que anda com as costas curvada me parece derrotado, alguém que carrega o mundo nas costas,um sofredor, e muitas vezes posso estar redondamente enganado.As manequins que andam trançando as pernas  me  dá ideia de meninas que estão com vontade  de  fazer xixi e não acham o banheiro...

De modo figurado, também na vida temos  que aprender a andar,não importa se em dois pés ou não,devemos lembrar  de  mudar o passo quando este já não mais acompanha nossos sonhos nos impedindo de alcançar nosso ideal,estar sempre triste ou insatisfeito é sinal que estamos fora do ritmo certo da caminhada.
Mas também temos que saber dar “coices” e chutes violentos quando alguma coisa  acontece  para  nos “enlouquecer”,quando querem comandar  e se tornarem donos da nossa vida, do nosso destino, nos fazer menos dignos,nos fazer de “gato e sapato”.Bem dizem que respeito não se impõe, se conquista.É verdade que ninguém respeita quem não se respeita!
Mas voltando a o assunto...
Andar sobre duas “patas”  nos permite termos  as mãos livres para usar a inteligência e “inventar” ferramentas que nos leve ao progresso e desenvolvimento. O macaco que consideramos “inferior” alterna braços e pernas, não  cai, não tropeça,arquiteta suas “ferramentas” apenas para sobreviver, vive muito bem obrigado.
Nós que somos inteligentes  o que fazemos?
Usamos nossa capacidade para criarmos meios de nos destruir, achando que somos espertos;para completar  temos o maior orgulho(?) de  termos conseguido andar em pé.ÔÔÔ!
Mas fazer o que né?....Nada.
Temos que continuar assim até  que possamos desenvolver
 asas,  caso isso  um dia venha a acontecer...

 Você duvida?

 
M.H.P.M.
 
 
 
 
Helena Terrivel
Enviado por Helena Terrivel em 17/10/2012
Código do texto: T3938040
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.