O EXISTIR

Existir é viver, é ser num dado momento. Descartes, o grande filósofo francês é o autor da celebre frase: “Penso, logo existo”. Em outras palavras o existir implica em pensar e se penso existo.

.

Achei interessante o comentário de uma pessoa que considero culta ao se referir essa máxima. Ele disse que tem muita gente se “achando”, pensando que existe porque pensa. Pensa como planejar um assalto, pensa em prejudicar alguém, pensa como matar um dia de trabalho, pensa em enganar fulano. Essa pessoa existe?

.

Se existir é viver na plenitude o transcendente, desde o hoje da pessoa, até a eternidade sob a graça de Deus, tem mesmo muita gente que não existe de fato, apesar de pensar. Dessa forma até concordo com minha amiga, porque se viver em plenitude é viver em retidão, é viver com integridade as pessoas que só pensam no mau, estão vivas, falando, ouvindo, vendo e “ pensando”, mas de fato não estão somando , não estão contribuindo e nem fazendo jus ao seu existir.

.

Quem existe de fato “faz”, “constrói”, “soma” e “pensa” no bem, na sociedade, nos outros e em colaborar. Somam.

.

Taí, uma boa oportunidade de reflexão. Eu penso, mas será que eu existo? E você? Pensa isso eu sei.

Mas,

VOCÊ EXISTE?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 17/10/2012
Código do texto: T3938502
Classificação de conteúdo: seguro