“Meu nome é Hissan – o Cavalo , árabe por natureza ... Serei para ti ,e todos os homens , a constatação de Sua grandeza e unidade . Terás em mim , o companheiro fiel e inseparável , teu irmão nas longas e solitárias noites do deserto , e quando das frias madrugadas, achega-te a mim , partilharei contigo o calor do meu corpo. Porém , acautela-te: meu amor por ti não é feito de subserviências ... é preciso que tenhas amor e que disso eu me aperceba ... Se assim for, serão minhas as tuas vontades, tuas lutas, serão minhas lutas Teus inimigos, os meus... Terás em mim a coragem do leão e a força do tigre... a teu comando lutarei até a morte , se assim quiseres . Mas, se achar prudente a fuga , a teu serviço estarão o salto do gamo e a velocidade da pantera . Allah deu-me ainda , do lobo o faro , e da coruja os olhos para a noite ... de modo que , quando cansado da viagem ou batalha , necessites dormir, estarei velando a noite , atento aos perigos que possa cercar-te . Nos dias de glória, desfilarás comigo e serás um príncipe entre os homens , pois na harmonia de minhas formas trago a graça do cervo e a altivez da águia. E, por fim , deixarei a ti e a todos os teus descendentes , através dos tempos, meus filhos e os filhos dos meus filhos, a fim de perpetuar o presente que , somente a ti , homem do deserto , Allah designou : o Cavalo Árabe ” (Ibn-Abbad)


Cavalo Árabe:
É a raça eqüina mais antiga do mundo. Sua origem perde-se na noite dos tempos. Os mais remotos registrados de sua presença foram encontrados na câmara mortuária do Faraó Pihiri, que viveu no século XX a. C.
Criação:
Sempre criado pelos beduínos do interior da península arábica com fervor, porque eles sabem que os animais extremamente rústicos sobrevivem às agruras do deserto com temperaturas excessivamente quente de dia e noites muito fria, consomem pouca água e quase nenhum alimento. Sua resistência às intermináveis deslocações das tribos à procura de novas pastagens é outra característica universalmente reconhecida.
Foi usado desde tempos imemoriais pelos beduínos como meio de transporte, na caça e nas constantes guerras intertribais, sendo a mais veloz das raças eqüinas em estado natural.
Dócil e obediente, sua beleza física inspirou poetas, pintores e escultores desde tempos antigos. Sua resistência e rusticidade tornou a montaria de generais famosos como Alexandre, o grande, Napoleão Bonaparte, Reis e Príncipes.
É o mais harmonioso dos cavalos.  Tordilho, alazão,castanho, preto, sua silhueta é inconfundível.A altura está entre 1,47,1,57m. Cabeça pequena, sempre alta, com perfil ligeiramente côncavo; olhos redondos, grandes e vivos; pescoço longo finamente arqueado; espáduas inclinadas, lombo curto, garupa quase horizontal, cauda alta com fios sedosos e longos, quando em movimento estes se elevam até a vertical. Pernas fortes, boa musculatura, andar largo e cascos duros como marfim. Sua aparência geral irradia força e vitalidade.
Byülki e Ibn-Abbad
Enviado por Byülki em 18/10/2012
Código do texto: T3939028
Classificação de conteúdo: seguro