Professor

Lembro com certa frustração de como se deu meu ingresso ao meio escolar, não de forma fácil. Talvez pela entrada direta na 1ª série, sem ter feito o jardim e pré-escola, etapas que a antecipavam. Desta forma, não havia relação com a turma onde muitos já mantinham por serem colegas de etapas anteriores. Tive que cortar um segundo cordão umbilical, tão necessário quanto ao outro. Minha mãe teve que ficar uma semana na porta da sala de aula, sem “arredar pé”, literalmente. Uma semana penosa tanto para ela como para mim. Certo dia me descuidei da porta, que era mantida sempre aberta e ela se fechou, eu que achava estar seguro já não mais estava. Não foi fácil, mas extramente necessário. Quiçá, estaria eu hoje na primeira série cuidando a porta e os pés de minha mãe. A partir daquele “momento solitário” me sentia verdadeiramente seguro, pois tinha orgulho de ficar na escola sozinho igualmente aos meus colegas, e tudo ocorrera bem nos próximos anos... Aguço estas memórias para fazer referência ao dia do professor (15 de outubro), figura presente em nossas vidas, essenciais para que estas mediações entre filhos e pais sejam exitosas, assim se configura a escola: uma extensão de nossa casa.

É notória a importância que tem o papel do professor, todavia nota-se o paradoxo existente, pois admitida sua importância à valorização era para ser constituída como efeito reflexo, mas infelizmente sabemos que não se dá desta forma, o profissional da educação não tem atenção merecida, a mesma que devota ao seu aluno(a).Ainda que, são os problemas gritantes existentes em nossa sociedade que puncionam dentro das escolas, e para amenizá-los, saná-los, o professor tem que estar qualificado e preparado, e a escola deve portar de amparo eficaz para tratar os problemas existentes.

Todos nós passamos pelas mãos de um profissional da educação, por um professor, inadmissível pensar que autoridades possam vendar seus olhos frente à realidade, quando sabemos que a transformação que almejamos para o MUNDO esta concentrada na educação. O âmago da valorização da educação esta num tripé sem prioridades, igualitário e uniforme. Esta no professor, no aluno, na escola. Esta na escola, no aluno, no professor. Quando existem debates positivos quanto ao destino de até 10% do Produto Interno Produto (PIB) do país para educação, fico entusiasmado por saber que o retrocesso pode ser recuperado, que os caminhos tortos trilhados até então podem ser restaurados, que as deficiências representadas por um dos principais problemas do Brasil podem ser superadas.

Em fim, reverencio o bom professor que esta na labuta do dia a dia construindo uma educação com pouco investimento. Saúdo o professor que leva dinâmica para sala de aula. Aos professores que alimentam e movem sonhos, aos que o tornam realidade. Aos que levam os problemas sociais para sala de aula com respeito. Ao professor que traz respostas e implanta indagações. O professor aguerrido, bravo e ferrenho na defesa pela educação. São eles instrumentos de circulação de sabedoria, já diz à vinheta que circula na televisão: “A base de toda conquista é o professor. A fonte de sabedoria, o professor. Em cada descoberta, cada invenção. Todo bom começo tem um bom professor. No trilho de uma ferrovia. No bisturi da cirurgia. No tijolo, na olaria, no arranque do motor. Tudo que se cria tem um bom professor. No sonho que se realiza. Cada nova ideia tem um professor. O que se aprende o que se ensina. Uma lição de vida, uma lição de amor. Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura. Em toda teoria, tudo que se inicia. Todo bom começo tem um bom professor.” A todos estes o meu sincero respeito, minha grata admiração.

Deivith Camargo
Enviado por Deivith Camargo em 21/10/2012
Código do texto: T3943789
Classificação de conteúdo: seguro