De Salto Alto... Visão de Cintia Dissenha

Bom Dia,

Minha amiga Cintia, é de longe, começamos a ter contato no Recanto das Letras, ela foi a primeira a ler o que escrevi e comentar, isso em 2006. Muitas vezes, uma de nós lia os textos da outra e se encontrava neles. A doçura e romantismo predominam em seus textos. A sensibilidade e generosidade predominam em seu viver, Cintia esteve comigo em momentos muito difíceis, sempre de longe, mas, presente, com palavras de carinho, apoio e sabedoria. Muitas vezes me ajudou...Obrigada Cintia.

Hoje acordei com pouca disposição para a vida, receber seu texto alegrou minha manhã, despertou uns sonhos meus, trouxe meu sorriso de volta e também lagrimas aos meus olhos, por isso também, obrigada querida.

De Salto Alto Visão de Cintia Dissenha

Confesso e admito minha imensurável paixão pelo universo feminino.

Amo tudo que nos diz respeito, desde as inúmeras vitórias conquistadas à duras penas__e muitas lágrimas__ por nossas antecessoras, até as mais “banais” (?) como moda, beleza, culinária e artesanato.

Sim, somos seres complexos, difíceis de entender, até por nós mesmas!

Mudamos de opinião, nos apaixonamos por um sorriso, nos decepcionamos por uma palavra... Tudo é tão intenso para nós, tudo tão a flor da pele!

Um sorriso de criança nos enternece, o olhar de um cãozinho nos comove, o luar nos inspira, amamos estar apaixonadas!

Mas tudo isso pode mudar (e via de regra muda), num piscar de olhos!

Serão os hormônios? Não...Recuso-me a crer que seja “apenas” uma reação química do nosso corpo, há muito mais envolvido. Todo um universo a ser explorado.

Que nenhum homem nos ouça, mas quando amamos somos tão fáceis de agradar... uma flor dada com amor é presente mais que precioso e as pétalas tem destino certo, as páginas de um livro... sim, somos românticas...

E choramos, ah como choramos em filmes água com açúcar, deixando nossos parceiros confusos e sem saber o que fazer, disfarçam, saem de fininho... por mais que nos amem, nunca vão nos decifrar plenamente. Ainda bem, pois ser misteriosas faz parte do nosso charme!

A mesma mulher que fica chateada porque quebrou uma unha, é a mesma mulher que arregaça as mangas e vai à luta para criar sozinha os filhos, com o maior orgulho e dignidade, bate no peito e diz: “Eu sou o homem e a mulher da casa”.

Somos enigmáticas, mas transparentes. Somos frágeis e delicadas, mas viramos feras, verdadeiras leoas para defender nossa “cria”.Somos ambíguas por natureza.

Somos fortes sim, mas gostamos de um ombro amigo, de um peito para descansar o corpo e a alma.

Somos independentes, mas gostamos da sensação de pertencer a um lugar, uma história, um projeto de vida a dois.

Queremos ganhar o mundo sim, mas queremos dividi-lo com quem amamos, porque somos generosas, toda mulher o é.

Nosso corpo aquece o corpo do homem amado, abriga a nova vida que está por vir, dá-lhe a conhecer a luz, fazemos do nosso sangue o alimento...

Tomamos a mãozinha insegura no primeiro dia de aula, os vemos crescer, formar-se, libertamos-os para vida, coração apertado e a certeza que fizemos tudo que podíamos para dar o nosso melhor... nenhuma mãe é perfeita, mas é a coisa mais próxima de santidade que conheço e olha que para ser nosso filho, nem precisa vir de nossas entranhas não!

Atrevo-me a dizer que depois de Deus, ninguém sabe amar como uma mulher...Amar é nosso dom. Acolher é a nossa sina. Aconselhar é o nosso ministério.

E lá vamos nós, superando as tempestades da vida, os preconceitos, a desigualdade, os quilinhos a mais, o cabelo que “hoje não amanheceu legal”, problemas com marido, com filhos, com o trabalho, altos e baixos, hoje choramos, amanhã sorrimos, e vamos em frente que atrás vem gente!!!

Somos mulheres! Por natureza, por vocação, quase sacerdócio, então nos agarramos com unhas (pintadas, claro) e dentes a certeza que amanhã será um novo dia. É hora de escolher o modelito, o sapato, a bolsa, passar meus cremes e dormir meu sono de beleza, eu mereço, você merece, nós merecemos, porque hoje e sempre, somos lindas, somos guerreiras, somos demais, somos...M u l H e r e S!

Março de 2012

Cintia Dissenha
Enviado por Eliz em 22/10/2012
Código do texto: T3945390
Classificação de conteúdo: seguro