Dedica-se a esperar o futuro apenas
quem não sabe viver o presente.
Sêneca
 



Se houver amanhã... 
 
Dizem que tudo o que é bom dura pouco. Será mesmo?
Será que pensamos assim porque não sabemos aproveitar os momentos devidamente, em toda a sua plenitude? E quando eles passam, ficamos com aquela sensação de que poderíamos ter desfrutado melhor, aproveitado tudo o que nos foi apresentado naquele instante.
Penso que tudo dura o tempo que tem que durar. Creio que o cerne da questão está no fato de que vivemos com os olhos repousados no amanhã e não observamos nem desfrutamos como deveríamos do momento presente.
Estamos sempre esperando pelo amanhã. Muitas vezes não percebemos a vida que se passa ao nosso redor, diante de nós porque estamos sempre vislumbrando além do horizonte. Acomodamo-nos ao presente à espera do futuro; vivemos no automático esperando o que virá.
Empregos que nos entediam, relações que já não nos satisfazem, cursos que não nos seduzem; muitas vezes levamos uma vida insossa, angustiante, por simples acomodação, preguiça. Afinal, mudar dá trabalho e precisa de coragem. Então nos moldamos e esperamos: a aposentadoria, que o outro se canse de nós, terminar o curso e depois escolher outro que realmente nos encante; esperamos que o amanhã venha solucionar todos os nossos problemas.
Tantas vezes deixamos passar oportunidades valiosas, amores intensos, pessoas especiais por simples distração, porque vivemos com o olhar lá longe, fora de nós. Esperando sentados o amanhã. Paciência é diferente de preguiça, de acomodação.
E o amanhã é hoje, o hoje será ontem. Esquecemos que cada amanhecer é um novo dia, um novo amanhã, cheio de possibilidades, mas simplesmente não despertamos. Acordamos de manhã, mas continuamos esperando o próximo dia.
E assim a vida passa por nós, acenando e continuamos com o olhar preso no amanhã. Esquecemos que ninguém pode viver a nossa vida e que ela acontece hoje.
Todo projeto é feito de etapas que precisam ser cumpridas passo a passo para que se atinjam os resultados, os objetivos almejados. Assim é a vida: precisa ser vivida um dia da cada vez, intensamente, em sua plenitude.
Enfim, quando chegar o amanhã, podemos perceber que a única coisa que mudou foi a data no calendário.
Isso, se houver amanhã....
 
BETH LUCCHESI
Enviado por BETH LUCCHESI em 23/10/2012
Reeditado em 23/10/2012
Código do texto: T3948363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.