Conservadorismo

CONSERVADORISMO

O Sr.Gerardo era aquele tipo de homem que impunha respeito ao adentrar em qualquer recinto. Mesmo de boca fechada e em ambiente desconhecido sua aparência demonstrava sua integridade. Cabeleira farta e grisalha, postura elegante, bem vestido, gestos de gente fina e educada e jeito de pessoal instruída, culta e inteligente.

Mas era um homem conservador, mantinha um vocabulário retrogrado e não aceitava certos modernismos.

Para ele:

. Bula era prospecto

. Foto era retrato

. Sutiã era califom

. Fusca era Volks

E dizia em alto e bom tom, que o melhor desodorante era Leite de Rosa e não passava sem uma pomada Minancora que tinha mil e uma utilidades tal qual o vickvaporub.

Ficava bravo quando via na televisão ou lia nas revistas dicas para viver feliz e saudável. O stress e a depressão doenças da modernidade chamava de fricote. Não entendia como as reportagens mudavam de cara repentinamente. Um dia saudável era andar, no outro era correr. Caminhada é recomendada pela manhã depois a melhor hora era no final da tarde. Carne vermelha ora faz mal, ora faz bem.

Nunca mudou seu estilo de vida e continuava forte, robusto e saudável. Não praticava nenhum exercício, comia feijoada e carnes gordas apesar de sua idade. Por isso mesmo escutava todo o dia um blá-blá-blá de sua esposa e do seu médico.

Quase não assistia televisão. As novelas exibiam a família moderna onde os filhos não tinham limites. Família tem que ser careta na concepção do Sr. Gerardo. A paternidade e maternidade devem ser responsáveis pelo respeito e obediência. Por isso mesmo se tem tanta violência nesse mundo, falta de educação, de repressão, de formação, de autoridade dos pais, de família.

Não lia os autores modernos, preferia o Olavo Bilac e Machado de Assis. Mas, repentinamente passou a ler Arnaldo Jabour. Surpresa para todos porque quem o conhecia de perto, sabia que o estilo do escritor nada batia com seu jeito austero de encarar a vida.

D.Dora sua esposa só pode entender essa mudança brusca do marido em relação ao gosto pela leitura quando chegou ao consultório médico no exame de rotina que Sr. Gerardo fazia somente pela insistência da esposa e filhos.

Dr. Beroaldo começou com as recomendações de sempre. Faça exercícios, coma isso e aquilo, evite sedentarismo etc. Adotar mudanças de hábitos traz qualidade e vida e longevidade. E por ai foi o rosário de recomendações impostas ao homem do século XXI. Antigamente nada disso existia.

Depois que escutou passivamente os conselhos do médico, o paciente tirou do bolso um papel amassado entregou ao médico e se retirou da sala. Desta vez com uma cara de satisfação. D.Dora o acompanhou sem entender nada e perguntou ao esposo o que deu nele para interromper a consulta. Que papel tinha entregue ao doutor.

Ele ainda sem falar, mas com um sorriso maroto passou uma segunda via para esposa.

“A tartaruga com toda aquela lerdeza vive 300 anos....Você conhece algum coelho que tenha vivido 15 anos? ... Não fique chateado se você passar a vida inteira gordo... Você terá toda a eternidade para ser só osso!....A baleia só bebe água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é gorda!!! O elefante só come verdura e é gordo!! Você tem pneus??? Lógico todo avião tem!!!” ( Arnaldo Jabour)

Cabeça dura a do Sr. Gerardo heimm??!!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 27/02/2007
Reeditado em 24/05/2020
Código do texto: T394849
Classificação de conteúdo: seguro