Resposta ao artigo do Jornal Quarto de Ronda: Onde está o tradicionalismo da Festa do Pinhão?

Onde está o tradicionalismo da festa do pinhão? Bueno... se perdeu no tempo. A festa seguiu a ordem natural das coisas, foi crescendo, se modernizando, teve que abrir mão de algumas coisas em favor de outras. Shows nacionais, tem que vir sim, tem que trazer turistas para a serra, o pessoal de fora tem que conhecer nossa terra, apreciar nossa comida e aquecer nossa economia. Mas claro que shows nacionais que tragam público, não só de fora como daqui também, e junto a eles os shows regionais e bailes bons, pra que aquele que vem de longe conheçam a nossa cultura. Sorte a Sapecada estar sobrevivendo tanto tempo, com tanta força, e a cada ano melhor.

Concordo plenamente que não tem nada pra fazer na festa de dia, a não ser se sujeitar aos preços caríssimos da comida como bem disse o Sr. Jefferson , ou do parque de diversões, acho que falta opções de diversão pra quem quer levar crianças, podia ter monitoras fazendo brincadeiras, desenhos, histórias... coisas simples e de graça né!!!

Quanto ao rodeio: As gineteadas e tiros de laço, realmente não dá pra conciliar com o que se propõe na festa do pinhão, é até estressante para as pessoas e para os animais ficarem acampados uma semana no meio daquele batuque todo. A parte artística até é mais fácil, poderiam continuar na festa os concursos de dança, trova , gaita e etc, mas de que adianta se o 'pessoalzinho' tem vergonha de ir pra festa do pinhão pilchado? Mesmo no tal Palco Cultural vestem as pilchas só pra se apresentarem e descem de palco correndo pra calçar seus tênis.

Mas voltando à campeira, o que eu vejo de errado aí é o fato de tirarem a parte campeira da festa do pinhão, e não darem espaço em outra data, outra festividade. Cadê o Rodeio da Integração dos Campos de Lages? Não há interesse?! Pela tradição cultural que Lages tem, é difícil acreditar que não tem um rodeio que traga público de todo o sul do Brasil, perdendo para os 'manézinhos'(*) de São José que fazem o maior rodeio do estado. Se as autoridades não dão importância a isto, porque os maiores interessados não se mexem??? O que fazem os CTG's a respeito? Ficam de picuinhas um falando mal do outro, ao invés de se unirem pra realizar uma festa bonita, que com certeza, se bem organizada pode atrair público considerável, e dar lucro.

Se todos não conseguem se unir vamos ter que esperar que alguém "dê uma de loco" tome peito e se boleie organizar o evento, apoio com certeza vai encontrar bastante, pois não são poucos os que se queixam da falta de um evento desse porte em Lages. O investimento será feito só uma vez, o rodeio (se bem feito e bem divulgado) se paga, e ainda sobra pra investir no próximo. Eu estou à disposição.

Manézinho: com todo respeito e admiração porque não é fácil administrar um CTG grande como Os Praianos e fazer todo ano uma festa bonita como eles fazem.

Texto escrito em 2006.

Alva Gonçalves
Enviado por Alva Gonçalves em 25/10/2012
Código do texto: T3951418
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.