Extremos de uma leitura

La estava ela mais uma vez, me fazendo perguntas sem respostas. As palavras soltas, as mãos no rosto e os cabelos sendo cortinas de sua face. Odiava vê-la esconder o rosto em seus extremos, talvez ela não soubesse que seu riso era coisa. Não era apenas som e gesto, vê-la rir trazia gosto de doce na boca, transportava a gente para um baile de carnaval cheio de confetes. Mas naquele momento entre palavras confusas chegara a outro ponto dos extremos aqueles olhos me regavam. Aqueles olhos... ela tinha aquele olhar de mulheres que só Machado conseguira descrever: "Olhos de ressaca... Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. "

Antes dela conheci apenas uma com aquele olhar, belezas de Capitu são raras e dificilmente reconhecidas, não são para todos, são para poucos. Com a voz rouca me perguntou se deveria ter raiva ou se deverias esquecer. Engoli aquilo a seco era difícil demais testemunhar seu pranto, logo ela que trazia carnaval em setembro. Então, perguntei se ele a fizera feliz. Ela disse que sim, que houveram momentos ótimos, mas agora dói. Pedi que guardasse apenas aquilo com ela: a alegria, os momentos bons, o tempo que estiveram juntos, mas agora acabou.

Depois fiquei pensando que amores devem ser como livros , que trazem um outro universo, que que faz rir e chorar e ao chegar a ultima pagina existe um certo lamento saudosista, não mais que isso. Nós não ficamos desesperados com o termino da leitura pois sabemos que há muito mais para ler. Vezenquando lembre de alguns trechos que lhe traga uma boa sensação, deixe-o na estante por um tempo, há muitos outros livros à serem lidos, outras histórias, outros mundos, outras sensações. Ai com o tempo, talvez você nem ache mais aquele livro tão encantador assim, talvez as palavras ali escritas não lhe digam mais nada. Ou não, talvez numa tarde de novembro, ao olhar a estante, sentirá a vontade incontrolável de abrir o livro novamente, pensará no caso de ser perda de tempo , afinal já sabe a história. Mas lembra as sensações boas de que lhe falei? Reviva cada uma, o tempo passou você já leu outras literaturas, e agora essa história terá um novo sentido, caso não tenha gostado do final vou lhe contar um segredo: todos nós somos escritores de nossas próprias vidas, se não gostou do outro escreva um novo final!

Naquela mesma tarde ela me ligou, perguntando sobre mim, disse apenas que eu havia acabado de colocar um livro na estante. Depois disso me concentrei em outras leituras. Ah, sobre ela? Dizem que está feliz como nunca, distribuindo carnaval por ai, e mesmo que doa não desiste! Há sempre uma nova história ainda não lida.