O HOMEM QUE LAVAVA O MUNDO

QUANDO ENTREI ALI NAQUELE SANITÁRIO MASCULINO DO HOSPITAL, ELE JÁ ESTAVA ALI. ERAM SEIS HORAS DA MANHA E

AS ENFERMEIRAS PRECISAVAM FAZER A LIMPEZA DO QUARTO. COMO ÚNICO ELEMENTO MASCULINO ALI, TIVE QUE SAIR. AS PACIENTES IRIAM TAMBÉM TOMAR SEUS BANHOS, INCLUSIVE MINHA ESPOSA QUE ALI SE ENCONTRAVA PARA UMA CIRURGIA. ERAM QUASE SEIS HORAS DA MANHÃ, COMO ACOMPANHANTE, NÃO TINHA DIREITO A BANHOS. TÃO SOMENTE O USO DO TOILLETE. PARA LÁ FUI. AO VER-ME, O SENHOR DE PRONTO QUIS RECOLHER OS SEUS PERTENCES, SABONETE, PASTA DE DENTES , TOALHA QUE ESTAVAM SOBRE A PIA. TRANQUILIZEI-O. EU ESTAVA SEM PRESSA, PODERIA A AGUARDAR. ENQUANTO ELE PASSAVA O SABONTEE NAS MÃOS E NO ROSTO IA DIZENDO ME FATOS DA SUA VIDA. ESTAVAL ALI COM A ESPOSA, A FILHA NÃO PODIA TER VINDO, POIS TINHA QUE CUIDAR DOS FILHOS PEQUENOS. ERA PAI DE UMA FILHA ÚNICA. VIA-SE QUE ERA UM SENHOR HUMILDE, DOS SEUS SESSENTA E POUCOS ANOS. DISSE-ME NÃO HAVER NINGUÉM PARA FICAR COM A ESPOSA POR ISSO ESTAVA ALI JÁ HÁ UNS TRES DIAS. . TAMBÉM DISSE A ELE QUE FAZIA O MESMO. CURIOSAMENTE CONTEI A ELE, NEM SEI PORQUE, QUE MINHAS IRMÃS ESTAVAM TRABALHANDO, UMA EM EMPREGO NOVO E COMO AMBAS QUASE SEMPRE REVEZAM SE QUASE QUE A NOITE NOS CUIDADOS COM MEU PAI E MINHA MÃE, A MINHA CUNHADA TRABALHA E TODAS AS MINHAS SOBRINHAS TAMBÉM, EIS QUE EU TIVE QUE VIR CUIDAR DA MINHA ESPOSA, CONTANDO COM A BOA VONTADE DA EMPRESA QUE ME LIBEROU EM ALGUNS HORÁRIOS E OUTROS EU REVEZAVA EM TURNOS NO TRABALHO E NO HOSPITAL. FELIZMENTE SERIAM POUCOS DIAS. ELE COMENTOU COMIGO A SOLIDÃO DOS DIAS ATUAIS. ESTAMOS CERCADOS DE GENTE E A SÓS AO MESMO TEMPO. ISSO ELE DIZIA SEM MAGOA, NO QUE EU CONCORDAVA PLENAMENTE, TAMBÉM SEM QUEIXA ALGUMA. EM TEMPOS DE MUNDO VIRTUAL ONDE TEMOS CENTENAS DE AMIGOS, A REALIDADE NOS ACENA COM OS POSSIVEIS, NÓS E NÓS MESMOS. MAS O QUE ESTAVA FASCINANDO-ME NAQUELE SENHOR NÃO ERAM AS SUAS CONSTATAÇÕES. ERA A FORMA COM QUE ELE FAZIA UMA ESPUMA TÃO RICA E LAVAVA AS MÃOS E EM SEGUIDA O ROSTO. ERA UMA ESPUMA TÃO ABUNDANTE QUE PARECIA QUE ELE ESTAVA LAVANDO O MUNDO. AO PASSAR TANTA ESPUMA NA FACE, PARECIA ESTAR LAVANDO O MUNDO , O MUNDO DA DOR, DA INDIGNAÇÃO, DA CORRUPÇÃO E DO ABANDONO. PARECIA QUE ELE ESTAVA SUBMETENDO A ELE E O MUNDO A UMA RIGOROSA ASSEPSIA PLENA DE LIMPEZA E POESIA. FIQUEI PENSANDO ENQUANTO O OBSERVAVA , O QUANTO PERDEMOS DA VIDA. POR FALTA DE TEMPO, POR PRESSA, PELO HABITO QUE JUNTAMOS DE TOMAR O BANHO E LAVAR O ROSTO, PERDENDO ASSIM MOMENTOS TÃO IMPORTANTES, NÃO REPETIDOS NUM RITUAL DO TRABALHO,EM MOMENTOS DE UM CALOR ESCALDANTE QUE NOS SUFOCA EM MEIO A UMA RUA , UMA COMPRA OU UMA IDA AO MÉDICO. POIS A PARTIR DE AGORA, EU TAMBÉM IRIA LAVA O MUNDO DA MINHA FACE. DITO E FEITO. AGORA, TODA VEZ QUE POSSO VOU AO BANHEIRO E LAVO MEU ROSTO ABUNDANTEMENTE E REFRESCO-ME. SÃO ESTAS AS PEQUENAS E NECESSARIAS DELICIAS DA VIDA , QUE VAMOS PERDENDO SEM PERCEBER, E ESTA TÃO FÁCIL E OPORTUNA, NÃO POSSO MAIS ESQUECER. AFINAL É TÃO MAGNIFICA E TÃO BEM COMBINA COM O VERÃO QUE ESTÁ CHEGANDO AGORA.

ABRAÇOS.

MAURICIO DE AZEVEDO.

CRONICAS PARA LER NO HOSPITAL

MAURICIO DE AZEVEDO
Enviado por MAURICIO DE AZEVEDO em 31/10/2012
Reeditado em 01/11/2012
Código do texto: T3962423
Classificação de conteúdo: seguro