SOMOS AINDA MAIS ANTIGOS! 1,95 MILHÕES DE ANOS

O leste da Àfrica foi habitado por três espécies de hominídeos no começo da evolução humana, o Homo ercetus. o Homo habilis e também uma terceira espécie que foi recém descoberta a partir de três fósseis encontrados em uma jazida do Quênia, segundo a revista Nature.

Coordenada por uma equipe de cientistas do instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva da Alemanha, essa descoberta abre novas possibilidades sobre a evolução da espécie humana após a cisão dos primatas.

Os fósseis encontrados pertencem a três indivíduos diferentes que teriam vivido a cerca de 1,95 milhão de anos. Durante o período Paleolítico inferior. Uma dessas mandíbulas é a mais completa já encontrada em relação a um hominídeo primitivo. Agora com a descoberta de novos fósseis no Quênia, muito similares aos já descobertos em 1972, confirmam a existência de três espécies contemporâneas. O Homo erectus, o Homo habilis e essa terceira espécie ainda sem um nome.

A morfologia dos ossos indicam que esses indivíduos possuíam um céu da boca em U diferente das 2 espécies de hominídeos conhecidas de forma V.

É possível que se conhecessem, mas evitavam contato entre si, como ocorre com outros primatas, como Gorilas e chimpanzés. O leste da África era um lugar bastante povoado por diversas espécies que seguiam provavelmente dietas diversas, que ainda desconhecemos, evitando assim uma aproximação maior entre elas. Embora tanto o Homo habilis quanto essa nova espécie tenham sido extintas, fica bem claro que a evolução humana, não seguia uma evolução unidirecional.

Concluindo! Acho que ainda não acabaram as surpresas e muito há ainda a descobrir além dos 2 milhões de anos. Sempre questionei por que evoluímos a partir de uma única espécie. Parece que afinal não foi bem assim e novas descobertas poderão trazer novas possibilidades. Um planeta com quase 5 bilhões de anos de existência ainda deve conter em suas entranhas, evidências que nos levem a finalmente estabelecer nossa verdadeira origem.

Lauro Winck

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 01/11/2012
Código do texto: T3963741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.