PÁSSAROS ENCANTADOS EM UM HOSPITAL

QUANDO ESTAMOS EM UM HOSPITAL, OS BONS MOMENTOS DE CONTEMPLAÇÃO SÃO MUITOS. FICAMOS ENVOLVIDOS EM VÁRIOS PENSAMENTOS. AS HORAS PASSAM, VÃO E VEM. ENTRAM MÉDICOS, SAEM MEDICOS, NÃO VEM MEDICOS, VEM ENFERMEIRAS, VEM ESTÁGIARIOS...O BRANCO TOMA CONTA DO MUNDO E DESEJAMOS QUE TOME CONTA DE NÓS. A PAZ, A MANSIDÃO, O REPOUSO....

NAO TENHAM PRESSA, NÃO TENHAM MEDO. OS PASSAROS ENCANTADOS VIRÃO... ELES SEMPRE VEM. AO CONTRÁRIO DOS ANJOS, VEM QUANDO VOCE ESTÁ ACORDADO. ALGUÉM ARRUMA O SORO, UMA OUTRA MEDE A PRESSÃO. VEM A JANTA COM O MESMO DESENCANTO DO ALMOÇO. MESMO QUANDO CAPRICHAM, A COMIDA DE HOSPITAL TIRA UM SARRO DA GENTE. COM SORTE, TEMOS UM PACIENTE PALHAÇO, BEM AO LADO, QUE DEIXA O AMBIENTE MAIS LEVE. FAZ NOS SORRIR, MESMO QUANDO QUERIAMOS FICAR DE CARA AMARRADA CULPANDO O MUNDO , AINDA QUE DE FORMA INCONSCIENTE. CADÊ OS PÁSSAROS ? AS VEZES É VOCE QUE PRECISA LIBERTÁ- LOS.. PARA QUE VENHAM A SUA JANELA....A JANELA DE SUA ALMA. .CAMÕES DISSE " ONDE HOUVER SAUDADE QUERO QUE SEJA SEMPRE CELEBRADA," EU DIGO A MIM MESMO E A VOCE, " ONDE HOUVER ALEGRIA, QUE A VIDA SEJA SEMPRE UMA FOLIA, " QUE NOS ENTREGUEMOS NOS A ELA SEM MEDO., SEM RESTRIÇÕES MEDICAS...ESTA É A HORA DE SORRIRMOS , ESTAMOS VIVOS, DE NOS PERMITIR SERMOS MELHOR, DE SERMOS NÓS MESMOS, SEM A MOLDURA DA FELICIDADE CERTINHA, MAS LÁ DE FORA. NOSSA REFLEXÃO DE VEZ QUANDO É INTERROMPIDA. ALGUÉM ENTRA PARA VER OS PARENTES....A NOITE VEM, PASSA E NÃO VEMOS. AS VEZES AMESMOS ACORDADOS, O TÉDIO IMPEDE QUE VEJAMOS A NOITE, POIS JUNTAMOS OS NÓS NA EXPECTATIVA DE QUE TUDO ACABE LOGO. OUTRAS VEZES NOS ENTREGAMOS A TRISTEZA, QUANDO ELA É SEMPRE A MAIS DESNECESSÁRIA POSSIVEL. SE TIVESSE QUE ESCOLHER QUAL A MELHOR HORA DE SE ESTAR NUM HOSPITAL, DIRIA QUE É QUANDO AMANHECE....LÁ PELAS SEIS HORA DA MATINA, TUDO PARECE RECOMEÇAR COM MAIS FORÇA. ALÉM DO CHEIRINHO DE CAFÉ, QUE SEMPRE ALGUEM CONSEGUE ANTES DA GENTE, VEM COM A MANHÃ TAMBÉM O BARULHO DOS PASSARINHOS. CHAMO-OS DE OS PÁSSAROS ENCANTADOS DOS HOSPITAIS..... NO ÚLTIMO LOCAL DE SAUDE QUE FIQUEI , ERA IMPRESSIONANTE A FESTA QUE ELES FAZIAM JUNTO A JANELA. SEMPRE UM BARULHINHO BOM. MAS TAMBÉM ADVIRTO, PARA OUVI-LOS BEM, TEM QUE ABRIR A ALMA E O CORAÇÃO PARA ELES...AI ELES RETRIBUEM COM MAIS BARULHO AINDA...SÃO CODIGOS DESPERCEBIDOS DA VIDA, QUE FOMOS PERDENDO NO AVANÇO DA CIVILIZAÇÃO...NO CONTATO COM AS PLANTAS, NA LEITURA DO TEMPO....PODEM FALTAR MEDICOS, EXAMES, REMEDIOS, MAS O CANTO DOS PASSARIMNHOS NÃO FALTAM... A, SE ESTIVERMOS DE BEM COM A VIDA, PODEMOS COM CALMA REPARAR QUE EM MEIO A TANTOS CANTOS, SEMPRE SOMOS DESPERTADOS POR UM CANTO MAIS FORTE....QUE CHEGA ATÉ NÓS, SUAVE, MAS SEM PERDER A FORÇA.. INSISTENTE, SEM SER CHATO. NÃO VÁ DIZER QUE VOCE NUNCA OUVIU UM CORO DE PASSARINHOS EM HOSPITAL? ISSO ACONTECE, PORQUE ALÉM DOS OUTROS AMIGOS PENADOS, HÁ SEMPRE UM PASSARINHO ESPECIAL PARA NÓS, UM ANJO DE ASAS QUE VEM NOS DAR FORÇA, POESIA E DIZER QUE LÁ FORA A VIDA CONTINUA DE FORMA MÁGICA E QUE NELA SOMOS POR DEMAIS ESPERADOS. COM CERTEZA, ENTREGAR-SE A ESTE MOMENTO DE ALEGRIA, DE PULSAÇÃO DA VIDA , SÓ NOS FARÁ MUITO BEM. O PEQUENINO CANTO SIGNIFICA UMA CHAMADA A VIDA, UMA RENOVAÇÃO DA ESPERANÇA, A CONFIANÇA DE QUE MAIS UM DIA SERÁ VENCIDO E MELHORAS COM ELE VIRÃO. PORQUE NÃO ADIANTA RECLAMAR....EM HOSPITAL SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM QUE ESTARÁ PASSANDO POR UMA TRAGÉDIA MAIOR QUE A NOSSA , SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM COM MAIS DIFICULDADES DE LUTA..QUE FARA O NOSSO MAL PARECER BRINCADEIRA DE CRIANÇA. .NO ENTANTO TALVEZ SEJA ELA SURPREENDEMENTE QUEM IRA MELHOR RETRIBUIR O CANTAR DO PASSARINHO. TALVEZ FAZER NOS ENTENDER QUE ELA ESTÁ ALI PARA TAMBÉM ENSINAR ALGO PARA NÓS.

PORTANTO, DE MANHÃ, QUANDO ESTIVER NUM HOSPITAL, DEIXA AS JANELAS DA ALMA ABERTAS, DO QUARTO TAMB/EM E DESFRUTE O CORO DOS PASSARINHOS....QUANDO O SOM DE UM DELES FICAR MAIS ALTO, LEMBRE-SE......É O TEU. DESEJANDO TE SAÚDE, FELICIDADES, ALEGRANDO O CAMINHO PARA A TUA ALTA.

MAURICIO DE AZEVEDO

CRÔNICAS PARA LER NO HOSPITAL

MAURICIO DE AZEVEDO
Enviado por MAURICIO DE AZEVEDO em 01/11/2012
Reeditado em 06/11/2012
Código do texto: T3963920
Classificação de conteúdo: seguro