AMIZADES DE HOSPITAL

AMIZADE É SEMPRE BENÉFICA, MAS ALGUÉM AÍ TEM ALGUMA AMIZADE QUE FEZ EM UM HOSPITAL? É MUITO DIFÍCIL QUE TENHA, NO ENTANTO, O HOSPITAL É UM LOCAL SIM , PARA FAZER-SE GRANDES AMIZADES E APRENDER-SE LIÇÕES, QUE VÃO ALÉM DA SAÚDE E SERVEM PARA TODA A NOSSA VIDA FUTURA. TODO MUNDO TEM UMA PESSOA QUERIDA QUE CONHECEU NUM HOSPITAL E QUE DIAS, MESES OU ANOS DEPOIS, PEGOU-SE IMAGINANDO AQUELA PESSOA, POR ONDE ANDARIA, QUE DESTINO TERIA TOMADO NA VIDA. NÃO SEI SE É POR CONTA DESTA GEOGRAFIA NATURAL DA VIDA, OU PORQUE GERALMENTE QUEREMOS ESQUECER O PERÍODO PASSADO ALI QUE MUITAS VEZES NOS DESFAZEMOS DA MEMORIA E TAMBÉM DAS AMIZADES DE HOSPITAL. ATÉ SEJA POR ISSO MESMO , TALVEZ, QUE NA SUA MAIORIA , AS AMIZADES DE HOSPITAL NÃO VINGUEM, ALGUMAS PESSOAS ATÉ TROCAM TELEFONES, MAS FICA NISSO MESMO. A DESCULPA, É PORQUE ESTAMOS ALI DE PASSAGEM, CADA UM COM SEUS PROBLEMAS.... OLHA QUE AS VEZES CONHECEMOS NUM HOSPITAL, PESSOAS INTERESSANTÍSSIMAS, QUE JAMAIS CONHECERIAMOS NO DIA A DIA COMUM. OUTRAS VEZES, A PESSOA SEQUER ESTÁ INTERNADA INTERNADA, MAS TÃO SOMENTE VISITANDO ALGUÉM. TUDO ISSO É PARA DIZER QUE A VIDA CONTINUA SEMPRE, MESMO DENTRO DO HOSPITAL. TUDO É IGUAL A VIDA LÁ FORA. NADA MUDA, A NÃO SER A PREOCUPAÇÃO NECESSÁRIA COM A SAÚDE. DEVEMOS CONTINUAR CONECTADOS AS EMOÇÕES DA VIDA, COMO UM RIO QUE SEGUE O CURSO NATURAL SEM MEDOS E RECEIOS. .SE BUSCAMOS AMIZADES LÁ FORA, PORQUE NÃO FAZE-LAS DENTRO. MESMO SABENDO QUE NÃO SERÃO ETERNAS. POSSA SER QUE DIAS DEPOIS NOS PEGUEMOS LAMENTANDO A FALTA DE CONTATO COM AQUELA PESSOA. NUM MUNDO TÃO CRUEL, DE TANTAS CARENCIAS, AMIZADE NUNCA É DEMAIS. MESMO SENDO AMIZADE DE HOSPITAL, COM DIAS CONTADOS, OU MELHOR, ALTA ESPERADA.

HÁ POUCOS DIAS FUI LEVAR UNS OBJETOS PESSOAIS PARA MINHA MÃE QUE SERIA INTERNADA E MINHA IRMÃ APRESENTOU UMA MOCINHA. MOCINHA ESTA DE 88 ANOS QUE SE CHAMA BEATRIZ. O NOME QUE ACHEI MODERNO PARA A ÉPOCA, ELA EXPLICOU QUE SUA MÃE COLOCOU EM HOMENAGEM A UMA SENHORA MUITO ELEGANTE, PARA A QUAL SUA MÃE LAVAVA ROUPAS. SEUS PAIS ERAM PORTUGUESES CHEGADOS RECENTES AO BRASIL NOS IDOS DE 1920. O PAI TRABALHAVA NO PORTO E A MÃE LAVAVA ROUPA PARA FORA. UMA INFANCIA DIFICIL E AINDA ASSIM MUITO RICA. PERGUNTEI PARA A BEATRIZ O SEGREDO DE TANTA JUVENTUDE. ELA RESPONDEU QUE ERA O AMOR PELA VIDA E SOBRETUDO PELA MUSICA. UM AMOR IMENSO. SEMPRE GOSTOU DE OUVIR, CANTAROLAR E ATÉ HOJE FAZ PARTE DO CORAL DE UMA UNIVERSIDADE SANTISTA. CONTOU QUE QUANDO NOVA FOI AEROMOÇA E DEPOIS, DESEMPREGADA, TENDO A HABILIDADE DO DESENHO, EMPREGOU-SE NA POLICIA PARA FAZER RECONSTITUIÇÃO DE CENAS DE CRIMES. APESAR DA FELICIDADE EM FAZER O QUE GOSTAVA, A MUSICA ESTAVA SEMPRE PRESENTE. BEATRIZ NÃO ESTAVA INTERNADA E SIM VISITANDO SUA IRMÃ DE NOVENTA ANOS, QUE TIVERA UMA QUEDA, JÁ SE RECUPERANDO BEM, E UM DETALHE, PELO QUE ENTENDI, AINDA FAZIA UMAS COSTURAS PARA FORA. FIQUEI PENSANDO A TROCO DE QUE CONHECI BEATRIZ EM UM HOSPITAL. NA VERDADE, A VIDA ESTÁ PRESENTE MOSTRANDO O PROBLEMA E A SOLUÇÃO AO MESMO TEMPO. NO QUE ESTAMOS ERRANDO E NO QUE PODEMOS ACERTAR. PORQUE SEMPRE ESTAMOS SEMPRE FAZENDO MUITO POUCO POR NÓS MESMOS. TANTO PODERIAMOS FAZER,,,,

ENTÃO SE VOCE ESTIVER INTERNADO, ALÉM DE CUIDAR-SE BEM, APROVEITE PARA CONHECER A PESSOA DO TEU LADO. TROQUE PALAVRAS, PASSE O MELHOR AFETO TEU, SORRIA BASTANTE. NÃO SE PREOCUPE TANTO COM O TEU PROBLEMA, PORQUE NA VERDADE, SEMPRE TEREMOS PESSOAS AO NOSSO LADO, COM PROBLEMAS MAIORES AINDA, QUE FARÃO OS NOSSO PARECEREM PEQUENOS. PASSARMOS POR UM HOSPITAL , DE VEZ EM QUANDO SERÁ NECESSARIO, MAS NEM SEMPRE SERÁ SOMENTE PARA CUIDAR DO FISICO, POSSA SER QUE A ALMA FICOU DESCUIDADA EM ALGUM CANTEIRO. UMA VEZ LI UM PENSAMENTO, SE O HOMEM SOUBESSE DAS DOENÇAS QUE CRIA NA ALMA, FICARIA ENVERGONHADO ANTE O SEU CORPO. PORTANTO, PENSAMENTOS BONS, SORRISOS E UM BOM BATE PAPO COM A PESSOA AO LADO. QUANDO TIVER ALTA, DIGA COM O PEITO BEM CHEIO DE FELICIDADE. TRATEI-ME BEM E O MELHOR DE TUDO, FIZ VÁRIAS AMIZADES. BELAS. QUERIDAS E INESQUECIVEIS AMIZADES DE HOSPITAL.

MAURICIO DE AZEVEDO

CRONICAS PARA LER NO HOSPITAL

MAURICIO DE AZEVEDO
Enviado por MAURICIO DE AZEVEDO em 06/11/2012
Reeditado em 06/11/2012
Código do texto: T3971589
Classificação de conteúdo: seguro