Uma nova esperança

As notícias da condenação dos reus do mensalão nos dão uma nova esperança, pois são uma prova de que o Brasil não precisa ser o pais da impunidade, onde políticos corruptos se sentem à vontade para roubar e desviar o dinheiro que deveria ser usado para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros. Mas ainda é cedo para comemorar. O Brasil tem que avançar muito no sentido de punir com mais rigor os criminosos e garantir segurança à população.

Tem-se que adaptar o Código Penal, que está obsoleto, à nossa realidade. Precisa-se avaliar o sistema de progressão de pena, reduzir a maioridade penal, acabar com absurdos como o de ser reu primário ou preso em flagrante e combater a corrupção dentro dos presídios, que permite que bandidos perigosos, de dentro das suas celas, mandem em suas quadrilhas.

Sim, há muito para ser feito. O fato de, em muitas cidades, haver gente que não sai mais depois de determinada hora, mostra que precisamos combater o crime com mais rigor. Digo que nós precisamos porque isso não é obrigação apenas da polícia ou governo, mas de todos nós. Temos que agir em conjunto para que os criminosos, dos assaltantes aos políticos que desviam dinheiro dos cofres públicos, não se sintam livres para agir como bem entendem, violentando nossos direitos.

Quem sabe, com a condenação dos reus do mensalão, os que realmente querem um Brasil mais justo e ético não se sintam mais estimulados para que a Justiça funcione com mais eficiência e rigor. Agarremo-nos a essa nova esperança que surge.